BUDAPESTE I - HUNGRIA, dicas de como chegar, ficar, comer e se locomover, monte o seu roteiro
O lendário Rio Danúbio divide a cidade de Budapeste entre as áreas Buda e Peste.
A belíssima vista do Rio Danúbio dividindo a cidade de Budapeste na Hungria |
Budapeste no coração da Europa Central, fundada em 1873.
Budapeste uma cidade linda e encantadora, estivemos por lá duas vezes, voltaríamos novamente, sua arquitetura revela a história da cidade, grande influência dos turcos otomanos e mostra toques folclóricos, os edifícios duma grandiosidade, no centro é repleto de arquitetura barroca classista, a nobreza da cidade que um dia dividiu com Viena a sede do Império Austro-Húngaro.
Castelo de Buda a noite de Budapeste na Hungria |
Como chegar:
Partindo do Brasil não há voos direto, terá que fazer conexão na Europa, escolha a cidade ou país e siga com destino a Budapeste.
Chegando terá que fazer cambio, a moeda local que é o Forint Húngaro, o país não adotou o euro. O dinheiro pode ser trocado no aeroporto o que é mais prático, ou no centro. Se você não tiver um chip de celular compre um no local ou antecipado pela TravelMobile.
No aeroporto encontrará ônibus que transporta passageiros de maneira segura.
ônibus no aeroporto de Budapeste na Hungria |
Usando transporte público, use o ônibus 200 E, liga o terminal 2 do aeroporto e a estação do Metrô Kőbánya–Kispest linha M3 azul, esse é o ponto final do ônibus 200 E, ali pega o metrô que irá até o centro da cidade. Horário dessa linha das 4h às 23h.
Da primeira vez que estivemos em Budapeste usamos táxi no aeroporto, pedimos junto com a reserva do hotel, e na segunda vez chegamos de carro vindo de Zagrebe na Croácea.
Se optar por taxi, é mais confortável porém mais caro, o valor é calculado aproximadamente da distância do seu hotel, e eles ficam estacionados nas saídas dos terminais.
Outra opção são as mini vans, rápidas e um pouco mais econômica, porém o valor é calculado entre os passageiros, com menos paga-se mais.
Ou se quise alugar um carro no aeroporto. Veja com a Rentcars.
Se você já estiver no continente europeu, existem várias companhias aéreas low cost, lembrando que esses voos tem limite de bagagem.
Não deixe de olhar as opções de trem, as vezes é mais prático que o avião.
Saímos de trem e na sala principal da estação de trem em Budapeste, encontramos essa surpresa linda.
|
Na nossa primeira estada em Budapeste, fomos de taxi até a estação de trem e saímos para Viena da estação Keleti Pàlyaudvar recomendamos, foi muito fácil e rápido.
Onde ficar
Em Budapeste, usamos e recomendamos o Carlton Hotel Budapest do lado Buda, excelente localização, e o Ibis In Pest do lado Pest ótimo custo benefício. Consulte o Booking encontrará ótimas opções de acordo com seu perfil.
Hotel Carlton de Budapeste na Hungria |
Hotel Ibis in Pest de Budapeste na Hungria |
Onde comer
Ao lado da Igreja Matyás indicamos o restaurante Pest Buda Bistrô, pratos típicos e deliciosos é uma ótima opção, com excelente atendimento. Neste lado também encontrará lojas de souvenir e as famosas pápricas (compramos a nossa no mercado).
Pest Buda Bistrô de Budapeste na Hungria |
O Restaurant Lánchíd Sörözö, para uma boa comida regional
prato no Meatology |
Aszú Etteren de Budapeste na Hungria |
O que fazer
A beleza de Budapeste se espalha por toda parte, ao longo do Danúbio suas belas pontes unem os dois lados, a direita Buda, que em 1247, Béla IV fez de Buda a capital do seu reino, sendo escolhido estrategicamente, com uma longa história.
Vista para o Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
Começamos pelo lado Buda que é requintada e íngreme!
Lado Buda de Budapeste na Hungria |
Para chegar ao Castelo de Buda, você poderá ir caminhando pelas escadas nas laterais com vistas incríveis, ou a outra opção, para mim a mais conveniente é o funicular. Horários 7h30 às 22hs, os preços em HUF 1200 só subida e sendo ida e volta 1800.
Funicular para subir Castelo Buda de Budapeste na Hungria |
|
No alto da colina de Buda está o imponente Bastião dos Pescadores ou Halászbástya, construído no século XIX , um dos lugares mais lindo de Budapeste.
|
Com sete torres que representa as sete tribos que fundaram a Hungria, recebia a proteção e ajuda dos pescadores que trabalhavam no rio.
|
Ele se parece com um castelo de contos de fadas, com uma vista impressionante para o Parlamento.
Um sonho... queria deixar o tempo passar sem pressa.
|
A Igreja de Mátyás sendo a mais famosa de Budapeste, construída no século XIII, onde os reis foram coroados.
Passou por uma reforma no século XIX, foi uma Mesquita no século XVI na ocupação turca, depois com a expulsão dos turcos voltou a ser católica, sendo hoje seu estilo é o neogótico com uma belíssima torre.
|
A Torre di Béla, com capitéis esculpidos e telhados cobertos por telhas de cerâmicas coloridas, uma imagem simetricamente perfeita.
No seu interior estão os mausoléus do rei Béla III e sua esposa Ana de Chântillon, ela também presenciou casamentos e coroações reais, uma das mais importantes foi a de Carlos IV, o último rei da dinastia dos Habsbrugo em 1916. Com uma fantástica acústica onde acontece frequentemente grandes concertos de música clássica.
|
Em frente a Igreja de Matyás, está o monumento barroco da Santíssima Trindade, erguido em 1714, é um memorial as vitimas da epidemia da peste de 1691.
|
Ao lado da Igreja Matyás em Budapeste fica a Estátua do Rei Estevão I, o primeiro Rei Húngaro, o último "Grande Príncipe" dos húngaros, como era chamado o líder das tribos.
O Castelo de Buda uma das grandes atrações de Budapeste, de onde se tem vistas incríveis da cidade pela sua privilegiada localização.
Vista do Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
Vista do Parlamento a noite de Budapeste na Hungria |
O Castelo de Buda como é conhecido na verdade é um Palácio Real e residências dos reis húngaros. O primeiro foi construído 1235, pelo rei Béla IV, por volta de 1400, a obra foi substituída por um palácio gótico, que o rei Matias em 1458 reformou com estilo renascentista passou por grandes transformações depois das guerras.
Vista do Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
O portão de entrada para o Castelo de Buda em Budapeste.
Portão do Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
O Castelo de Buda faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Atualmente abriga o Museu da História de Budapeste e a Galeria Nacional Húngara.
Interior do Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
A Fonte de Matias projetada em 1904 junto ao Castelo de Buda, representa o amor entre o rei Matias e a camponesa chamada Helena, juntamente com os seus 3 cães.
Fonte do Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
A estátua do Domador de Cavalos no Castelo de Buda.
lateral do Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
A estátua mitológica do Turul de 1905, a ave é uma tradição húngara e um dos seus símbolos nacionais da Hungria.
Turul do Castelo de Buda de Budapeste na Hungria |
Neste lado também encontrará lojas de souvenir e as famosas pápricas.
São nove pontes em Budapeste, a Ponte Széchenyi Lánchid ou Ponte das Correntes é a ponte mais famosa e mais bonita da cidade, foi inaugurada em 1849.
Recebeu esse nome por causa da robusta estrutura de ferro que forma correntes que a sustentam, com 380 metros. Duas vias destinadas para carros e de cada lado calçadas para os pedestres, com grandes leões.
Ponte das Correntes de Budapeste na Hungria |
Não tão visitada por turistas, mas muito bela essa Igreja (não sabemos o nome) junto ao rio Danúbio, sua arquitetura e cores nos seus belíssimos telhados coloridos, emoldura a paisagem do lado Buda. Não poderia deixá-las de lado.
Linda Igreja de Budapeste na Hungria |
Linda Igreja emoldura a paisagem de Budapeste na Hungria |
No nosso próximos post, vamos mostrar o lado Peste, e muito mais desta cidade encantadora que é Budapeste, do leste europeu. A cidade também é belíssima a noite.
Parlamento de Budapeste na Hungria |
Estivemos duas vezes em Budapeste e voltaríamos muito mais... é um lugar que quando voltamos para casa percebemos um monte de fotos iguais de tão linda!
Találkozunk
Veja também:
Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos.
Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.
Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos.
Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário