Dicas de viagem e os melhores destinos. De quem gosta de viajar para quem curte viagens.
Kos, Grécia | Cós, dicas de viagem, o plátano de Hipócrates, praias, Ágora, Castelo de Kós, como chegar, onde ficar, restaurantes e mais
Kos - Grécia - você pode montar o seu roteiro, vejas as dicas
Terra natal de Hipócrates, o pai da medicina. Passeie por essa surpreendente e encantadora ilha grega.
Ruínas na praia de Kefalos, Iha de Kos, Grécia
Kos é a capital da ilha de Kos, pertencente ao grupo de ilhas do Dodecaneso, na Grécia.
É uma das opções para ir das ilhas gregas para a Turquia.
Como Chegar
Para chegar de avião, consulte as opções de preços e horários na Aegean Airlines, a companhia local da Grécia. Se preferir, pode ir de barco, e as opções podem ser vistas no site da Blue Star. Na prática, a escolha vai depender do seu projeto de viagem, em especial, a disponibilidade de tempo. Se escolher o barco, considere eventuais atrasos em determinadas épocas do ano, mais no verão, em função do mar agitado em tempestades.
Fundada em 366 aC, tem hoje cerca de 34 mil habitantes. Mais informações podem ser vistas no link Kos ou no site oficial da cidade (em inglês).
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post
O que fazer
Era aqui que Hipócrates, considerado o "pai da medicina", ensinava o que sabia aos seus discípulos. O histórico plátano sob o qual Hipócrates se reunia com eles, cerca de 2.400 anos atrás, já não existe mais. Contudo, no mesmo local ainda está de pé um plátano, provavelmente descendente do original, e pode ser visitado. Estima-se que este tenha cerca de 500 anos de vida.
À sombra do plátano de Hipócrates.
Homenagem a Hipócrates
Entre os marcos históricos da cidade está a Ágora Antiga, próxima ao plátano de Hipócrates. Era o espaço aberto público de convivência dos cidadãos. Lá eles podiam se reunir, discutir política, fazer compras, participar de julgamentos, jogar, filosofar, fazer a feira etc.
Ágora Antiga
Detalhe na Ágora Antiga
Também próximo fica o Castelo de Kos, ou Neratzia. Foi construído pelos cavaleiros templários no final do século XIV.
Vistas do Castelo de Kos
Há também a "Zona Arqueológica Ocidental", direção sudoeste da Ágora Antiga. Ali se encontram ruínas de algumas termas, de um ginásio, algumas casas e ruas pavimentadas.
Cenas da "Zona Arqueológica Ocidental"
Ao fundo dessa zona encontra-se um Anfiteatro Romano, ainda hoje usado para eventos culturais da cidade.
Anfiteatro Romano
Além destes e outros marcos históricos, a cidade também tem uma área de comércio e restaurantes bem agradável. Os preços em Kos são mais baixos que Atenas e, claro, Santorini.
Comércio agitado em Kos, Grécia
Comércio com bons preços e muitas opções de restaurantes
Onde Comer
A comida também é ótima. Uma ótima pedida é almoçar sob uma árvore com sombra fresca, bela vista e comida deliciosa no Prepon. Fica bem em frente ao mercado.
Restaurante Prepon, com o mercado ao fundo
A ilha oferece também muitas praias como opção. Mesmo na cidade de Kos. A orla é bem cuidada e a proximidade da marina e do porto não atrapalham.
Ruínas na praia de Kefalos, Iha de Kos, Grécia
Praia de Kefalos, a 36 km da cidade de Kos
Ilha de Kós Grécia
A ilha de Kós a noite
Vistas da orla em Kos
Se quiser ir da Grécia para a Turquia, Kos é uma opção. Do porto da cidade de Kos saem barcos para Bodrum, na costa da Turquia. Um deles parte às 16:30 e custa 17 euros (ou 30 euros ida e volta). Para mais informações, acesse Bodrum Express Lines. A viagem dura cerca de 45 a 60 minutos e é preciso fazer imigração, tanto para sair da Grécia, quanto para ingressar na Turquia. Brasileiros não precisam de vacinas e nem de visto para ingressar na Turquia, em acordo semelhante ao da zona do Euro.
embarque para Bodrum da ilha de Kós
Vista do ferry boat da Bodrum Express Lines, confortável e com lanchonete a bordo
Para conhecer Kos você precisa de 1 ou 2 dias, e mais o tempo que quiser para desfrutar das praias. Também pode fazer passeios do tipo bate-e-volta para Rodes e outras ilhas gregas nas proximidades, ou mesmo para Bodrum (Turquia, fazendo imigração) podendo usufruir dos preços mais baixos de estadia de Kos.
Para aqueles que vierem de Santorini, como nós, o ferry boat da Blue Star chega em Kos às 5:45 da manhã.
Uma dica para quem também quiser descansar até a hora da partida para Bodrum é negociar com um hotel. Conseguimos uma boa negociação com o Aegean Hotel. Chegamos lá bem cedinho, tomamos o café da manhã preparado especialmente para nós, e descansamos. E o check out ficou para as 16:00, sem cobrança extra pelo late check out. Valeu a pena.
Αντίο!
Veja também
Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais
Acrópoles, Museu da Acrópoles, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais
Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenires e mais
Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega
Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário