Dicas de viagem e os melhores destinos. De quem gosta de viajar para quem curte viagens.
Santorini, Grécia | Dicas de viagem, entre os melhores destinos de turismo, Oía, como chegar, onde ficar, comer, comprar, o que ver
Santorini, Grécia Santorini, como explorar essa espetacular ilha grega. Veja como chegar, onde ficar, as principais atrações e mais.
Santorini é uma das Ilhas mais lindas e procurada por inúmeros turistas
A belíssima Santorini Grécia
Santorini é uma iha grega ao sul do Mar Egeu, do grupo de ilhas Cíclades, tem pouco mais de 15 mil habitantes. Santorini é o centro vulcânico mais ativo no arco vulcânico do sul do mar Egeu, embora o que permaneça até hoje seja principalmente uma caldeira cheia de água. Para mais informações sobre a ilha, acesse Santorini.
Imagem de satélite da boca do vulcão formado pela ilha de Santorini à direita
Famosa pela espetacular vista do sol ao nascer e crepúsculo, é preciso se informar com o pessoal de lá sobre os horários e se programar para assistir ao show da natureza em Santorini. É imperdível.
o nascer do sol em Santorini
o nascer do sol em Santorini
Sol nascendo em Santorini
Como chegar
O vilarejo mais bonito da ilha é Oía (pronuncia-se Ía), no extremo noroeste. Localiza-se a 15 km do aeroporto e a 10 km de Thira (pronuncia-se Fira), a capital da ilha.
Há uma linha de ônibus que liga o aeroporto a Thira e lá, um terminal com linhas para as diversas partes da ilha, de taxi ou transfer.
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque deste post sobre Santorini
Com a maior parte de suas casas, hotéis, restaurantes e lojas construídas à beira do penhasco, é de uma beleza única. Olhar o encontro do azul do mar com o azul do céu e contrastando com o branco de suas construções é um privilégio. Não encontramos um mapa de Santorini com os nomes de ruas e lugares. Então, é caminhando que se descobrem os cantos e encantos da ilha.
Em frente o Hotel Anemomilos, na estrada que liga Oía a Fira
na direção oeste, exatamente após a igreja, há uma bifurcação
Pegando a esquerda, na via para pedestres, com piso de mármore
A bela igreja de Santo Onofre, Santorini - Grécia
Mais bonita ainda por dentro
Santorini, com os moinhos, as casinhas, a igreja...
Ainda do Castelo Bizantino, vista do outro lado da ilha
vista para os moinhos
Chegando aos moinhos - Santorini
Vista do extremo oeste da ilha de Santorini
Uma dica importante para quem vai dormir em Oía, lembrando que são os hotéis mais caros da ilha, é pedir um transfer no hotel onde for ficar (aproximadamente 30 euros desde o aeroporto) para não errar na chegada.
Oía anoitecendo
Outra é na escolha do hotel. Se optar por ter belas vistas, vale avisar que vimos muita gente se arrastando pelas escadarias com as malas para acessá-los. Muitas vezes os hotéis mandam alguém para ajudar a buscá-las na estrada, mas para ir embora não vimos ninguém ajudando (e é aí que ficam as subidas).
A outra opção é ficar num dos hotéis à margem da estrada, com fácil acesso para chegar e sair. Neste caso, as belas vistas ficam por conta das caminhadas ou dos restaurantes.
Da entrada do vilarejo até o extremo da ilha, são cerca de 1.200 metros apenas.
Onde Comer
Em Oía almoçamos no Thalassia, que nos serviu uma comida típica de tirar o chapéu. No cardápio variado, destaque para o cordeiro, muito bom.
Cordeiro com iogurte grego temperado e legumes do Thalassia
A capital da ilha de Santorini é Thira. O forte da cidade é o comércio, com muitas lojas, restaurantes e hotéis. É bem agitada.
Catedral ortodoxa em Thira, Santorini
Belos caminhos pela cidade
Vista do mar no mirante da cidade
Mirante da cidade
Belo pôr-do-sol em Santorini
Um lugar legal de ver também é o vilarejo de Karterados, a apenas 2 km de Thira. Para quem busca opções mais acessíveis de hotéis, é uma boa pedida, como a Anna Pension.
Karterados em Santorini
Ao sul de Karterados fica o porto da ilha para quem quer seguir viagem para as outras ilhas gregas de barco. De lá tomamos o ferry boat Blue Star com destino a Kós, que parte às 0:50hs e chega às 5:45hs.
Porto de Santorini, onde saem os barcos para as ilhas gregas
Cabine do ferry boat Blue Star, 72 euros por passageiro
Ah, para conhecer a ilha, tomar um banho de mar de forma mais livre, você pode alugar um carro, mas lembre-se de que não terá acesso a todos os lugares. Talvez um quadricíclo ou moto possam ser mais adequados. Há várias locadoras por lá.
Quanto tempo ficar
São necessários 2 ou 3 dias para conhecer a ilha, e mais o tempo que quiser para desfrutar das praias, mergulhos e outros passeios. Também pode fazer passeios do tipo bate-e-volta para outras ilhas gregas nas proximidades. Santorini é um sonho, é única! Mas não esqueça o filtro solar e um bom chapéu.
Αντίο!
Veja também
Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais
Acrópole, Museu da Acrópole, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais
Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenires e mais
Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega
Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário