Bodrum, Turquia as melhores dicas de viagem em um destino fantástico
Conheça esse belíssimo balneário turco, que mantém as ruínas de uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, o Mausoléu de Halicarnasso.
Bodrum, Turquia
Como Chegar
Chegando de barco em Bodrum, Turquia, a imigração no porto é rápida, bem ao lado do Castelo de Bodrum. Para quem quiser se localizar melhor, é na ponta da marina. Se for alugar um carro, a Avis fica a uns 700 m do desembarque e, combinando com eles, é possível pegar o carro fora do horário normal de funcionamento da loja.
Desembarque no porto de Bodrum
Hoje com pouco mais de 36.000 habitantes, essa cidade turca foi grega na sua origem, quando se chamava Halicarnasso.
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post
Daí o nome do famoso mausoléu de Halicarnasso, que foi uma das 7 maravilhas do mundo antigo, monumento construído por Artemisia como túmulo para seu marido Mausolo (daí mausoléu), rei naquela época (353 aC). Infelizmente, uma série de terremotos acabou deixando o monumento em ruínas por volta de 1.400 dC.
Ruínas do Mausoléu de Halicarnasso
Imagens de Mausolo e sua esposa Artemisia
Halicarnasso, Bodrum hoje, também foi o local de nascimento do escritor e historiador Heródoto. Se quiser saber mais sobre a cidade, acesse Bodrum ou ainda o site oficial da cidade(em inglês).
Homenagem a Heródoto
Para quem chega à Turquia por Bodrum, é preciso fazer câmbio de moeda, pois no país se utiliza a Lira Turca (TRY). No centro da cidade, próximo ao porto, ficam as casas de câmbio, que praticam melhores preços do que os bancos.
Por ali também está a área comercial da cidade.
Centro de Bodrum
A Bodrum de hoje é uma cidade moderna, típica cidade litorânea, com uma orla bem bonita, agitada, agradável e com muitas opções de restaurantes e lojas de artigos típicos. É seguro passear também à noite, e se estiver cansado, os táxis são baratos e ainda se pode negociar.
construções modernas
Detalhe de lustre de restaurantes da orla
Orla muito bem cuidada e segura
Além das praias, entre os pontos turísticos, está o Castelo de Bodrum, construído em 1.404 pelos Cavaleiros da Ordem de São João, bem ao lado do porto.
Castelo de Bodrum, Turquia
Entrada do Castelo de Bodrum, Turquia
Há também ruínas de um anfiteatro romano, na avenida que liga Bodrum - Turgutreis. De lá tem-se uma bela vista da cidade e da marina.
Anfiteatro romano e vista de Bodrum
Uma dica é a ótima relação custo / benefício do Hotel Centro Bodrum, além do pessoal super atencioso. Bem próximo do hotel há um Carrefour (do tipo Express), uma ótima opção para suprimentos, inclusive leite sem lactose (laktozsuz).
Hotel Centro Bodrum
Para conhecer Bodrum, você vai precisar de 1 ou 2 dias, e mais o tempo que você quiser para desfrutar das praias, da comida, ou da acolhida do povo. Também pode fazer passeios do tipo bate-e-volta para Kós ou Rodes (Grécia, fazendo imigração), usando os ferry boats que saem de manhã e voltam à tarde.
Se tiver outras dúvidas que nosso blog de viagem não tenha detalhado, escreva-nos. Teremos o maior prazer em ajudar se pudermos.
Até a próxima! Görüşürüz!
Veja também
Como chegar, onde ficar, Mesquita Azul e mais
Mesquita Santa Sofia, Palácio Topkapi e mais
Grand Bazar, Hipódromo, Fonte Alemã, Mesquitas Pequena Sofia e Sokullu Mehmet Paşa e mais
Yeni Camii, Bazar das Especiarias, Passeio de Barco no Estreito de Bósforo e mais
Dança turca, Torre Galata, Mesquitas Rüstem Paşa e Süleymaniye, e mais
Curiosidades da Turquia, origem, história, moeda, Maravilhas do Mundo Antigo, Atatürk e mais
Costumes, gastronomia, Grand Bazar, clima, dança turca, dados sobre o país e mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário