MUNIQUE I - ALEMANHA - Um destino imperdível! Monte o seu roteiro com as nossas dicas de viagem

MUNIQUE I -  ALEMANHA - Dicas para não perder tempo em sua viagem

A bela Munique, ou München, é capital da Bavária. Tem belíssimos edifícios centenários, inúmeros museus e também é a sede da Oktoberfest!!

Munique com suas belíssimas Torres
Munique com suas belíssimas Torres

Munique foi fundada em 1158 e, desde o século XVI, é a capital da Bavária. No passado a cidade ofuscou alguns vizinhos, e assumiu o posto de principal metrópole do sul da Alemanha. A região da Baviera foi habitada inicialmente pelos celtas, depois foi conquistada por Tibério e Druso no ano 15 a.C. No século XIX, o desenvolvimento de Munique assumiu linhas neoclássicas, ao redor da Königsplatz e ao longo da Ludwigstrasse. Além de inúmeros museus e belíssimos monumentos históricos, possui também lojas elegantes e é palco da maior festa folclórica alemã, a Oktoberfest.

oktoberfest em Munique
Como chegar
As companhias TAM e Lufthansa fazem esse trecho saindo de São Paulo, com duração de 11 horas. Caso esteja na Europa, outra ótima alternativa é o trem. Há voos Low Cost porém, com limite de bagagem, e muitas vezes é necessário fazer conexão em algumas cidades europeias. 

Chegando no aeroporto de Munique, Flughafen Müchen, são mais 29 quilômetros a nordeste da cidade. 

Você vai precisar de um chip para o celular, compre no local, ou antecipado pela TravelMobile.

Lembrando que você não precisará de visto no passaporte para estadias de até 3 meses na Europa, porém o seguro viagem é obrigatório.

Aeroporto de Munique até a cidade de ônibus: a companhia Lufthansa disponibiliza ônibus até a Estação Central de Trem, a Hauptbahnhof (não é só para quem usa a companhia), a cada 20 minutos, em frente à saída principal do aeroporto. O bilhete você compra diretamente com o motorista. Adultos 10,50 euros, de 6 a 14 anos 5,50 euros, você pode ver ida e volta.

Transfer da Kiwitaxi, oferece bons serviços e a um bom preço. Privativo é mais caro. Consulte e faça a sua reserva.

Indo de Trem (S-Bahn) do aeroporto de Munique até o centro: São duas linhas S1 azul e a S8 amarela (veja a indicação uma vai a leste e a outra a oeste). A S8 é a mais rápida, elas estão no terminal 1, siga as placas com a letra S em um círculo verde. No corredor da estação encontrará máquinas para as compras dos tickets escolha a língua. Existem algumas opções de tickets, os preços variam de 13,20 euros a 24,70 euros:

Single tickets(4zonas) para apenas uma viagem. Single day tickets (entire network) para passear o resto do dia. O Partner/Group day tickets (entire network)  para grupos de 2 a 5 pessoas que estejam viajando juntos. E o Airport City day ticket ele é igual ao Single day, a diferença é que existe um botão na máquina que facilita a compra e não precisa ser validado. O trem segue até a estação central no centro da cidade, com conexão para o metrô caso tenha que seguir para outro destino.

Indo de Taxi: sempre há filas para o taxi, e custa aproximadamente de 70 euros, depende da localização do seu hotel.

Chegando de Trem em Munique: os trens alemães são um espetáculo, com diferença entre a primeira classe e a segunda, como conforto e serviços. Para uma viagem mais longa vale a pena pensar na primeira classe. Para compra dos tickets, acesse a Deutsche Bahn ou a  Raileurope. A estação de München HBF, é super moderna e está ligada ao metrô, e fica próxima aos principais pontos turísticos de Munique.

De carro: foi a nossa opção nas duas vezes em que estivemos em Munique. As rodovias são ótimas e sem pedágios. Veja as opções na Rentcars. Segue uma simulação de Frankfurt a Munique, e programe-se para passar em Nuremberg, que é uma cidade encantadora.

 

Onde Ficar

Na nossa primeira estada em Munique ficamos em um Ibis que não nos agradou. Na segunda usamos o Hotel B&B Munique City ótimo custo/benefício, ou consulte o Booking onde encontrará ótimas opções de acordo dom o seu perfil, faça a sua reserva.

quarto do Hotel B&B Munique City
Onde comer:

A cidade é bem servida de restaurantes. O que mais gostamos das duas vezes que estivemos em Munique foi o Restaurante Ratskeller , na Marienplatz, o melhor ambiente, atendimento e cardápio.
Restaurante Ratskeller na Marienplatz
Restaurante Ratskeller na Marienplatz
Restaurante Ratskeller na Marienplatz  Munique
Restaurante Ratskeller na Marienplatz
 Munique

Como circular por Munique
A maioria dos destinos turísticos, inclusive os mais distantes do centro, como Olympiapark e Nymphenburg, tem fácil acesso graças ao eficiente sistema de transporte público de Munique. O metrô é o melhor meio de locomoção dentro da cidade veja sobre as linhas.
A extensa área de calçadões no centro da cidade torna a caminhada uma agradável alternativa aos meios de transporte. Deixamos o carro no estacionamento do hotel e usamos o metrô.
City Tour Card Munique: 
é um cartão individual ou para grupos, que cobre o transporte público como também viagem para o aeroporto, e mais a 80 atrações em Munique, com descontos especiais no período da validade do cartão consulte o site oficial. Você pode comprar em máquinas nas estações de trem ou metrô, em centro de atendimento MVV. Também vamos deixar no post de cada atração o site oficial de cada atração, caso queira comprar seu ingresso individualmente de acordo com o seu roteiro e o seu tempo disponível. 
O que fazer
Começando o nosso passeio em Munique pela Marienplatz, que abrigava o mercado de sal e milho no período medieval. No centro da praça fica a Coluna de Santa Maria de 1623, a Neues Rathaus (nova prefeitura) e a Altes Rathaus (antiga prefeitura), um lugar delicioso para passar algumas horas em um dos bares do lugar, o Wildmosers Restaurant e Café o que usamos para ficar apreciando o movimento e curtindo o famoso relógio, que é a atração da praça. Desta praça é possível fazer grande parte dos passeios caminhando.
Marienplatz Munique Alemanha
Marienplatz Munique Alemanha

Wildmosers Marienplatz
Wildmosers Marienplatz

O Glockenspiel, desde 1908, tem estatuetas que representam a história de Munique. Giram em dois níveis diariamente às 11:00hs, 12:00hs e às 17:00hs de novembro a fevereiro.   Os sinos tocam e cavaleiros mecânicos exibem um torneio e algumas danças como a "Dança do Tanoeiro" encenada pela primeira vez em 1517, para elevar o moral dos cidadãos diante da ameaça da peste negra.
  
Marienplazt Neues Rathaus Munique
Marienplazt Neues Rathaus Munique

https://viajandodenovo.blogspot.com/2021/06/bruxelas-ii-belgica-monte-o-seu-roteiro.html
Dança do Tanoeiro na Marienplatz

Na Marienplatz a construção mais imponente a Neues Rathaus (prefeitura nova) em estilo neogótico de 1867 a 1909, com uma torre de 85 metros. A fachada é belíssima, exibe estátuas de governadores bávaros, figuras mitológicas, santos e gárgulas monstruosas. No centro da praça a coluna de Santa Maria.
Neus Rathaus Marienplatz
Neus Rathaus Marienplatz

Na parte leste da praça fica a Altes Rathaus ( prefeitura antiga) construída originalmente no final do século XV, passou por várias modificações. Desde 1983 abriga Spielzeugmuseum (Museu do Brinquedo).
Altes Rathaus e Spielzeugmuseum Marienplatz
Altes Rathaus e Spielzeugmuseum Marienplatz

Ainda na praça está o Stadtmuseum, um edifício de 1491-93, está acomodado o acervo do museu desde 1880, com uma mostras que retratam a vida cotidiana dos moradores de Munique no decorrer dos séculos. 
No piso térreo o Waffenhalle está um acervo de armas, móveis, pinturas, fotos, acessórios para fabricação de cerveja e instrumentos musicais. Uma vasta coleção de belíssimas bonecas inclui de papel da China e da Índia, e modelos mecânicos de marionetes. 
Stadtmuseum Munique Alemanha
Stadtmuseum Munique Alemanha

Waffenhall Munique Alemanha
Waffenhall Munique Alemanha

Como chegar: Todos esses pontos turísticos que estão em torno da Marenplatz, indo de metrô UBahn U3 e U6 parada na Marienplatz. 
Você compra os bilhetes nas máquinas nas entradas das estações, as sinalizações dentro das estações, são práticas.

No nosso próximo post continuaremos pelas igrejas, museus e parques dessa lindíssima cidade que é Munique.

Tchusss.....

Veja também:
 Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos. 

 Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário