MILÃO II - ITÁLIA | Um destino imperdível, uma das principais cidades italianas. Veja nossas dicas de viagem

MILÃO II - ITÁLIA

Milão nos oferece o Castello Sforzesco, o Parque Sempione, o Arco della Pace, o bairro de Brera, Navigli e tantas outras atrações.

Castelo Sforzesco

Símbolo de Milão, o Castello Sforzesco, do século XIV, é o palácio da família Viscondi, onde viveu Francesco Sforza, que se tornou soberano em Milão.

Castello Sforzesco - Milão, Itália

A bela Torre del Filarete em mármore, imponente diante do Castello Sforzesco, inaugurada em 1905. Conheça a bela historia do lugar no site oficial.

Castello Sforzesco - Milão, Itália

Uma construção renascentista belíssima, um exterior e interior encantador. O interior acolhe coleções dos museus e galerias da cidade, conta com uma impressionante coleção de móveis, antiguidades e quadros. Visite o site oficial para atualizações de tickets, horários e conduta.

Castelo Sforzesco de Milão, Itália

O ponto alto no Castelo é uma escultura inacabada de Michelângelo, conhecida como Pietà Rondanini.

Pietà Rondanini Milão Itália


Pátio interno do Castello Sforzesco - Milão, Itália

Parque Sempione

Logo atrás do Castelo, temos o Parque Sempione, que é lindo, muito agradável para passear, fotografar, com parquinho infantil para as crianças; e descansar apreciando o movimento dos milaneses. A entrada nos jardins é gratuita.

Parque Sempione Milão Itália

Jardins do Sempione - Milão, Itália

Arco della Pace

Seguindo pelo Sempione, terá a vista do Arco della Pace (Arco da Paz), inaugurado em 1838 pelo Imperador Ferdinando da Áustria. Em 1859, quatro dias depois da Vitória na Batalha de Magenta, Napoleone III e Vittorio Emanuele II fizeram sua entrada triunfal em Milão. Para chegar de metrô, é com a linha verde, Estação Moscova ou a Duomo.

Arco della Pace de Milão, Itália

Leonardo da Vinci

A estátua de Leonardo da Vinci, feita em sua homenagem pelo escultor Pietro Magni em 1872, tem à sua volta quatro estudantes, que contam episódios de suas atividades em Milão. Ela está na Piazza della Scala.
Para chegar em todos esses passeios acima você usará a Linha amarela ou vermelha do metrô, estação Duomo.

Estátua de Leonardo da Vinci em Milão

Brera

Perto do centro histórico está o bairro de Brera, super charmoso, com belas boutiques, restaurantes sofisticados, com galeria e a Pinacoteca com um pátio interno e acesso livre, com um jardim acolhedor, principalmente nos dias quentes de Milão.

Ruas de Brera em Milão

As noites em Brera tem o toque charmoso da boemia. Nossa sugestão para comer 
 no bairro é o verdadeiro bife milanês, que está no post Milão I.

Noite em Brera - Milão

No bairro de Brera você irá encontrar a igreja Santa Maria del Carmine, com uma bela escultura que emoldura sua fachada. Veja no site seus horários caso queira visita-la.

Santa Maria del Carmine - Milão

A Pinacoteca de Brera é o mais importante museu de Milão, instalada em um palácio do século XVI, construído para os jesuítas com as mais importantes coleções de arte italiana.

Fachada da Pinacoteca de Brera - Milão, Itália

A Pinacoteca abriga a Academia de Belas Artes, parada obrigatória de muitos estudantes, com muitas obras de artistas importantes (o ingresso pode ser comprado juntamente com o da Última Ceia, e é necessário reservar com antecedência). Consulte o site oficial com as atualizações para bilhetes, horários e conduta.

Pinacoteca de Brera - Milão, Itália

As Muralhas de Milão

Milão possui algumas Muralhas que fazem parte da sua história. As mais conhecidas são:
A Muralha Republicana construída a 49 a.C, quando Milão se tornou a Capital do Império Romano do Ocidente; e a Muralha Medieval, que remonta ao século XII, composta de seis portas que deram origens aos bairros.
Há também a Muralha Espanhola, do século XVI, construída para a defesa dos cidadãos.
Das muralhas, não sobraram quase nada. As Portas que permaneceram foram a Venezia, a Romana, Ticianese, Garibaldi e a Sempione (Arco da Paz).

Muralha Espanhola - Milão

A Porta Venezia, do século XII, está localizada na praça Oberdan, para chegar com o metrô linha vermelha, descer na estação Pta. Venezia.

Porta Venezia - Milão, Itália

A Porta Romana, do século XII, está na praça Medaglie d'Oro, e para chegar é pela linha amarela do metrô. Descer na Pta.Romana.

Porta Romana - Milão, Itália

Porta Ticinese do século XIX e está na praça XXIV Maggio; você vai usar metrô da linha verde, e descer na Pta Genova.

Porta Ticinese - Milão

A Porta Garibaldi do século XIX fica na Piazza XXV Aprile; irá com o metrô da linha verde e desce na Pta.Garibaldi.

Porta Garibaldi - Milão, Itália

E o Arco della Pacce abaixo

Arco della Pace - Milão, Itália

Passear por Navigli

É o bairro dos canais de Milão, e está próximo à praça XXIV di Maggio, que atrai muitos turistas, local muito bem frequentado, um lugar encantador e romântico de Milão.

Navigli - Milão, Itália

No início do século XX, os milaneses pescavam, nadavam e remavam em suas águas, sem esquecer das lavadeiras. Ele é divido em dois, sendo:
Naviglio Pavese, que unia Milão à Pavia, construído no século XIV para navegação comercial, ativo até o final do século passado.
Naviglio Grande, que unia Milão à Suíça, construído no século XII e era utilizado para transporte de vinho, carvão, produtos alimentícios, mármore etc...
Navigli é um dos metros quadrados mais caros de Milão, muita gente bonita e divertida passeando. É bem eclético, com restaurantes, galerias de arte, lojas de artesanato, livrarias, pontes e canais.
À noite é bastante animado por lá. Nossa sugestão de onde comer em Navigli está no post Milão I. Somente no inverno que fica mais vazio.
A dica é, nada de salto alto, pois o piso é bem irregular, e muito repelente.
Para chegar, use o metrô, linha verde, e desça na estação Pta Genova.

Navigli à noite, em Milão, Itália

Casa Degli Atellani,

Casa e museu de Leonardo da Vinci em Milão, cercada por um belo jardim, pés de uvas, que deram o nome ao lugar Vigna. Foi palco de muitos banquetes no final do século XV. A casa é a residência dos descendentes de Portaluppi.

Casa Degli Atellani - Milão, Itália

Jardim da casa de Leonardo da Vinci - Milão, Itália

Belos afrescos do século XV, o hall do Zodíaco que era moda na época, o belo piso de mosaicos com planetas, estrelas, cometas um espetáculo. O detalhe interessante fica por conta do piso, com mármore e desenhos iguais do Duomo de Piero Portaluppi, que trabalhou também na reforma do Duomo de Milão.
Veja a sua história no site oficial e reserve a sua visita com antecedência. As visitas são de no máximo 25 pessoas a cada 30 minutos, de segunda à quinta. Consulte o Veja no site as atualizações, os horários, tickets e conduta.
Para chegar use o Metrô Conciliazine, a linha vermelha 1, Corso Magenta, 65

Casa de Leonardo da Vinci - Milão, Itália

A Igreja Santa Maria delle Grazie

Construída entre 1463 e 1482, em estilo gótico lombardo. Ela está em frente a casa de Leonardo da Vinci. A grande atração do lugar é a Última Ceia, de Leonardo da Vinci, Cenáculo Vinciano, uma das pinturas mais famosas do mundo, pintada entre 1494 a 1498, que representa a última ceia de Jesus com seus Apóstolos, e foi executada na parede do refeitório, com detalhes preciosos. A obra já passou por diversas restaurações.

Igreja de Santa Maria delle Grazie - Milão, Itália

Durante a Revolução Francesa as tropas de Napoleão usaram a parede do refeitório como tiro ao alvo, e na Segunda Guerra Mundial, a sala teve seu telhado destruído onde a obra ficou a céu aberto.
A obra impressionante mede 4.60 metros por 8.80 metros de largura, com as técnicas da têmpera e óleo sobre um preparo de gesso, fugindo um pouco das técnicas usadas em afrescos da época.

Cenáculo Vinciano - Milão, Itália

Para a visita, é necessário reservar com bastante antecedência, podendo ser online. É possível uma visita guiada com guia privado. Veja o Site oficial para as reservas e atualizações como horário, valores e conduta.

Como chegar, ficar, comer, e outras dicas, estão no nosso post Milão I.

Milão é uma bela cidade, moderna, com muita história e pulsante! 
Faça o seu roteiro e boa viagem!
Arriverdeci...

Veja também:
 Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos. 

 Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.

 O que fazer, onde ficar e comer, como se locomover.

MILÃO I - ITÁLIA | O que fazer, onde ficar e comer, como se locomover na cidade mais moderna da Itália

MILÃO I - ITÁLIA

Ao norte da Itália, Milão (ou Milano em italiano) é a capital mundial da moda, do design, com o monumental Duomo, a super charmosa Galleria Vittorio Emanuele; é também o grande centro financeiro da Itália, além dos castelos, muita arte e cultura. Essa moderna e bela cidade é Milão.

Galleria Vittorio Emanuele e Duomo de Milão - Itália
Galleria Vittorio Emanuele à esquerda e o Duomo de Milão - Itália
Milão não é só o reino encantado de apaixonados por moda. Milão também é a capital dos negócios e das finanças, importante centro comercial desde a sua fundação pelos povos celtas e capturada pelos romanos em 222 a.C. 
Por estar em uma posição central, Milão se fez um local estratégico para os governantes do império, apresentando pontos muito interessantes e que refletem sua história.
Piazza del Duomo Milão
Piazza del Duomo - Milão
Aqui, o imperador Constantino declarou o reconhecimento oficial do cristianismo. Na Idade Média, Milão era uma das muitas cidades da Lombardia. Tem uma historia belíssima, o que fez Milão adquirir uma enormidade de tesouros artísticos. É uma metrópole chique, barulhenta e de muitos prazeres.

Como chegar a Milão

Pelo Aeroporto de Malpensa: ele está a 50 quilômetros do centro, possui dois terminais que são separados entre si, e é muito importante saber onde irá desembarcar ou embarcar. 
No terminal 1 chegam e partem grande parte das companhias aéreas. Já no terminal 2, circulam as companhias low cost, como a Easyjet. Há um ônibus gratuito que circula entre eles, porém a distância é longa.
A melhor forma de ir para o centro é de trem, pelo Malpensa Express, que chegará  nas estações Stazione Centrale, cujo trajeto é de 50 minutos, e o custo do bilhete é de 13 euros; na Stazione Nord, que opera as linhas para o norte; e na Stazione Porta Garibaldi, que concentra as linhas regionais. Veja no mapa da cidade  com os pontos turísticos da cidade, onde ficará hospedado para escolher a melhor estação para o desembarque. 
Na saída do desembarque vira-se a direita desce pela escada rolante onde chegará nas áreas destinadas, a esquerda compra bilhete para o trem, na esquina ficam as empresas que alugam carros. 
Outra opção é ir de taxi e de ônibus que vai até a estação Central veja sobre horários e custo atualizados no malpensashutle.
Indo de ônibus: a Autostradale tem um serviço permanente das 4:00hs às 23:00hs saindo de Milão; e saindo do aeroporto, das 6:00hs às 00:30hs, consulte antes da sua viagem para a atualizações. A frequência é de 20 minutos, o custo da passagem única é 8 euros, e ida e volta 14 euros. Crianças de 3 a 11 anos pagam 5 euros por trajeto. Eles partem da estação Central e do aeroporto, nos dois terminais.
Transfer: é a opção mais prática e confortável se estiverem em mais pessoas e com muitas malas. A reserva é feita online, e o custo é de 90 euros.
Taxi: pela distância, o custo fica um pouco maior. O trajeto fixo é de 95 euros, e o tempo médio do trajeto é de 50 minutos.
Se chegar pelo aeroporto de Linate, que está a 7 quilômetros do centro, há taxis e ônibus. Veja no site oficial do aeroporto para as atualizações na data da sua viagem.
Celular: Compre um chip para o celular no local, ou antecipado pela TravelMobile.

Alugar um carro para conhecer a Itália, vale muito, pois todas as cidades são muito próximas. Segue o mapa para a saída do aeroporto. Consulte a Rentcars.

Onde Ficar

Uma boa opção é o Hotel Astória, próximo de uma estação do metrô, ótimo custo benefício. Como as opções são inúmeras, você pode consultar os hotéis no Booking.
quarto Hotel Astória Milão Itália
Quarto Hotel Astória Milão Itália

Onde comer

Milão tem muitas opções de bons restaurantes próximos aos pontos turísticos. Nossas sugestões são:
Próximo à Galleria e ao Duomo, Restoranti da Regina 1985
Restoranti Regina 1985 Milão Itália
Ristoranti Regina 1985 Milão Itália

No bairro de Brera, L'Osteria de Brera
Bife Milanes na L'Osteria de Brera Milão
Bife milanes na L'Osteria de Brera Milão
Próximo ao Arco della Pace, o BhangraBar, um self-service

BhangraBar em Milão
BhangraBar em Milão

Mesa do BhangraBar em Milão
Mesa do BhangraBar em Milão
Estando no Navigli, o Navigli La Prosciutteria

La Prosciutteria Milão Itália
La Prosciutteria Milão Itália
Próximo ao hotel Astória a Trattoria La Primola
La Primula Milão Itália
La Primula Milão Itália

La Primula Milao
La Primula Milão Itália
Sem esquecer dos gelatos, a qualquer hora do dia! Afinal, estamos na Itália!
gelatos em Milão
Gelatos em Milão

Como se locomover na cidade por Milão

É muito fácil e prático para turistas se locomoverem em Milão, e a cidade não é tão grande. São três opções que funcionam: ônibus, tram/bonde e metrô; e ir caminhando também é bastante agradável. Pegue um mapa no hotel.
Metrô: estão disponíveis das 6:00hs às 00:30hs, exceto aos sábado, que opera até 1:40hs. O bilhete custa 1,50 euros e vale por 90 minutos, porém, se sair da estação, ele perde a validade. Eles também podem serem usados no ônibus e tram/bonde. Todas as estações são bem sinalizadas, ricas em faixas/cores.
Ônibus: os bilhetes são vendidos em bancas de jornal e pequenas lojas de conveniência, mas nunca dentro do ônibus. Compre antes para evitar constrangimentos. Circulam a partir das 5:00hs e vão até as 00:00. O valor é o mesmo, e não se esqueça de validar o bilhete nas máquinas dentro do ônibus, guardando-o para sua segurança, caso o fiscal solicite. Se não validar, terá que pagar uma multa de 35 euros.
Bonde/Tram: eles operam das 4:30hs até as 2:30hs. É um ótimo meio na cidade. O bilhete é o mesmo e o procedimento, o mesmo dos ônibus.
Existem bilhetes para turistas com validade de 24 horas, no valor de 4,50 euros; e para 48hs, no valor de 8,50 euros. Dê uma olhadinha nos mapas.

O que fazer

Duomo de Milano

Vamos começar o nosso passeio pelo cartão postal da cidade, o Duomo de Milão de 1396 concluída 1965, com 157 metros de altura que domina a paisagem da cidade. Localizada no coração de Milão, gigantesco e imponente, é considerado uma das maiores igrejas góticas do mundo. 
Piazza del Duomo Milão
Piazza del Duomo Milão
Sua fachada maneirista, uma bela escultura de bronze folheada a ouro no ponto mais alto da fachada, a Madonnina datada de 1774, ela é tão adorada e é o símbolo da cidade.
Madonnina Duomo Milão Italia
Madonnina Duomo Milão Italia
Com belíssimas naves, uma central e quatro laterais . A nave central tem 45 metros de esplendor, toda em tijolos revestidos de mármore. 
O seu interior impressiona de encher os olhos, por grandes painéis de mármore escuro, colunas belíssimas também de mármore com estátuas que chegam ao teto, com vitrais esplendorosos que faz do interior uma luz única, e a bela estátua de San Bartolomeu.
Nave do Duomo Milão Itália
Nave do Duomo Milão Itália
Vitrais do Duomo Milão Itália
Vitrais do Duomo Milão Itália
As imagens que estão suspensas entre as belas colunas representam diversas cenas religiosas.
Um impressionante Calendário Solar está assentado com uma linha de cobre no chão da Catedral, com o símbolo do signo do zodíaco e é iluminado pelo sol através de uma cavidade no teto, indicando a posição do astro.
Duomo Milão
Duomo Milão
É possível descer as escadas de mármore que leva até o Tesouro do Duomo, com um acervo romano e objetos paleocristãos.  As ruínas da igreja de Santa Tecla e do antigo batistério de San Giovanni alle Fonti, que foram encontradas durante a construção do metro da cidade.
Tesouro do Duomo de Milão
Tesouro do Duomo de Milão
O telhado do Duomo é incrível, com 135 agulhas e diversas estatuas e gárgulas e com vistas incríveis da cidade.
Pináculos  Duomo de Milão Itália
Pináculos  Duomo de Milão Itália
No interior do Duomo guarda uma relíquia, um dos pregos que foi usado na Cruz de Cristo, que fica exposta dois dias no ano, sempre no segundo sábado do mês de setembro. Esse prego foi doado por Santa Helena, mãe do imperador Constantino.
Prego no Duomo de Milão Itália
Prego no Duomo de Milão Itália
O Museu di Duomo aberto em 1953, com artefatos religiosos, esculturas e relíquias, conservadas a 600 anos. São 26 salas com exposições de cálice, terços, peças do Palazzo Reale, esculturas em mármore, quadros e esboços da Catedral de Milão do século XVI. Um lugar imperdível!
Museu Duomo de Milão
Museu Duomo de Milão
Para as visitas, e evitar as longas fila formadas na porta diariamente compre com antecedência seu ticket. São vários tipos de ingressos, veja o site oficial, com as atualizações, de tickets, horários e conduta, lembrando que as igrejas da Itália não permite decotes, bermudas, roupas transparentes e... chegue cedo.

Saindo do Duomo é obrigatório entrar na Galleria Vittorio Emamueli II de 1878 originalmente uma arcada ornamentada para compras, que liga a Piazza del Duomo à Piazza della Scala.
Galleria Vittorio Emanueli Milão
Galleria Vittorio Emanueli Milão
Exibe um belíssimo telhado de vidro e metal, com domo central e belos pisos de mosaicos, no centro o desenho de um Toro, diz a lenda que se você pisar com o calcanhar nos órgão genital do bicho e girar 3 vezes no sentido horário para voltar a cidade, acho que deu certo, a primeira vez que estivemos em Milão segui a risca e estamos por lá todo ano, só a pandemia nos segurou, essa sequencia rsrs.
Hoje local de belíssimas lojas elegantes de grifes famosas e restaurantes.
Galleria Vittorio Emanueli Milão
Galleria Vittorio Emanueli Milão

Teatro Alla Scalla de Milão

Próximo dali esta o Teatro Alla Scala em estilo neoclássico inaugurado 1778, é belíssimo e conta com um dos maiores palcos da Europa. Em anexo o Museo Teatrale, promove exposições de antigos cenários e figurinos. Veja o site oficial para as atualizações de tickets, horários, espetáculos e conduta.
Alla Scalla de Milano
Alla Scalla de Milano

Via Monte Napoleone

Perto daí está a famosa Via Monte Napoleone, a rua comercial de luxo em Milão o quadrilátero da moda. A rua não é longa, porém há inúmeras lojas luxuosas para suas compras.
No início da Idade Média chamava-se Contrada di Sant'Andrea uma região de conventos, mosteiros e hortas. No anos 50 a via impôs-se como uma das ruas mais importantes do mundo para as compras de luxo, sendo hoje uma das dez mais luxuosas do mundo.
Via Monte Napoleone natali Milão Italia
Via Monte Napoleone natali Milão Italia

Milão é uma cidade muito linda, moderna e com muita história. O nosso passeio segue em mais um post que será Milão II. Não deixem de ver.

Arrivederci...

Veja também:
 Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos. 

 Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.