Kos - Grécia - você pode montar o seu roteiro, vejas as dicas
Terra natal de Hipócrates, o pai da medicina. Passeie por essa surpreendente e encantadora ilha grega.
Ruínas na praia de Kefalos, Iha de Kos, Grécia
Kos é a capital da ilha de Kos, pertencente ao grupo de ilhas do Dodecaneso, na Grécia.
É uma das opções para ir das ilhas gregas para a Turquia.
Como Chegar
Para chegar de avião, consulte as opções de preços e horários na Aegean Airlines, a companhia local da Grécia. Se preferir, pode ir de barco, e as opções podem ser vistas no site da Blue Star. Na prática, a escolha vai depender do seu projeto de viagem, em especial, a disponibilidade de tempo. Se escolher o barco, considere eventuais atrasos em determinadas épocas do ano, mais no verão, em função do mar agitado em tempestades.
Fundada em 366 aC, tem hoje cerca de 34 mil habitantes. Mais informações podem ser vistas no link Kos ou no site oficial da cidade (em inglês).
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post
O que fazer
Era aqui que Hipócrates, considerado o "pai da medicina", ensinava o que sabia aos seus discípulos. O histórico plátano sob o qual Hipócrates se reunia com eles, cerca de 2.400 anos atrás, já não existe mais. Contudo, no mesmo local ainda está de pé um plátano, provavelmente descendente do original, e pode ser visitado. Estima-se que este tenha cerca de 500 anos de vida.
À sombra do plátano de Hipócrates.
Homenagem a Hipócrates
Entre os marcos históricos da cidade está a Ágora Antiga, próxima ao plátano de Hipócrates. Era o espaço aberto público de convivência dos cidadãos. Lá eles podiam se reunir, discutir política, fazer compras, participar de julgamentos, jogar, filosofar, fazer a feira etc.
Ágora Antiga
Detalhe na Ágora Antiga
Também próximo fica o Castelo de Kos, ou Neratzia. Foi construído pelos cavaleiros templários no final do século XIV.
Vistas do Castelo de Kos
Há também a "Zona Arqueológica Ocidental", direção sudoeste da Ágora Antiga. Ali se encontram ruínas de algumas termas, de um ginásio, algumas casas e ruas pavimentadas.
Cenas da "Zona Arqueológica Ocidental"
Ao fundo dessa zona encontra-se um Anfiteatro Romano, ainda hoje usado para eventos culturais da cidade.
Anfiteatro Romano
Além destes e outros marcos históricos, a cidade também tem uma área de comércio e restaurantes bem agradável. Os preços em Kos são mais baixos que Atenas e, claro, Santorini.
Comércio agitado em Kos, Grécia
Comércio com bons preços e muitas opções de restaurantes
Onde Comer
A comida também é ótima. Uma ótima pedida é almoçar sob uma árvore com sombra fresca, bela vista e comida deliciosa no Prepon. Fica bem em frente ao mercado.
Restaurante Prepon, com o mercado ao fundo
A ilha oferece também muitas praias como opção. Mesmo na cidade de Kos. A orla é bem cuidada e a proximidade da marina e do porto não atrapalham.
Ruínas na praia de Kefalos, Iha de Kos, Grécia
Praia de Kefalos, a 36 km da cidade de Kos
Ilha de Kós Grécia
A ilha de Kós a noite
Vistas da orla em Kos
Se quiser ir da Grécia para a Turquia, Kos é uma opção. Do porto da cidade de Kos saem barcos para Bodrum, na costa da Turquia. Um deles parte às 16:30 e custa 17 euros (ou 30 euros ida e volta). Para mais informações, acesse Bodrum Express Lines. A viagem dura cerca de 45 a 60 minutos e é preciso fazer imigração, tanto para sair da Grécia, quanto para ingressar na Turquia. Brasileiros não precisam de vacinas e nem de visto para ingressar na Turquia, em acordo semelhante ao da zona do Euro.
embarque para Bodrum da ilha de Kós
Vista do ferry boat da Bodrum Express Lines, confortável e com lanchonete a bordo
Para conhecer Kos você precisa de 1 ou 2 dias, e mais o tempo que quiser para desfrutar das praias. Também pode fazer passeios do tipo bate-e-volta para Rodes e outras ilhas gregas nas proximidades, ou mesmo para Bodrum (Turquia, fazendo imigração) podendo usufruir dos preços mais baixos de estadia de Kos.
Para aqueles que vierem de Santorini, como nós, o ferry boat da Blue Star chega em Kos às 5:45 da manhã.
Uma dica para quem também quiser descansar até a hora da partida para Bodrum é negociar com um hotel. Conseguimos uma boa negociação com o Aegean Hotel. Chegamos lá bem cedinho, tomamos o café da manhã preparado especialmente para nós, e descansamos. E o check out ficou para as 16:00, sem cobrança extra pelo late check out. Valeu a pena.
Αντίο!
Veja também
Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais
Acrópoles, Museu da Acrópoles, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais
Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenires e mais
Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega
Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.
Santorini, Grécia Santorini, como explorar essa espetacular ilha grega. Veja como chegar, onde ficar, as principais atrações e mais.
Santorini é uma das Ilhas mais lindas e procurada por inúmeros turistas
A belíssima Santorini Grécia
Santorini é uma iha grega ao sul do Mar Egeu, do grupo de ilhas Cíclades, tem pouco mais de 15 mil habitantes. Santorini é o centro vulcânico mais ativo no arco vulcânico do sul do mar Egeu, embora o que permaneça até hoje seja principalmente uma caldeira cheia de água. Para mais informações sobre a ilha, acesse Santorini.
Imagem de satélite da boca do vulcão formado pela ilha de Santorini à direita
Famosa pela espetacular vista do sol ao nascer e crepúsculo, é preciso se informar com o pessoal de lá sobre os horários e se programar para assistir ao show da natureza em Santorini. É imperdível.
o nascer do sol em Santorini
o nascer do sol em Santorini
Sol nascendo em Santorini
Como chegar
O vilarejo mais bonito da ilha é Oía (pronuncia-se Ía), no extremo noroeste. Localiza-se a 15 km do aeroporto e a 10 km de Thira (pronuncia-se Fira), a capital da ilha.
Há uma linha de ônibus que liga o aeroporto a Thira e lá, um terminal com linhas para as diversas partes da ilha, de taxi ou transfer.
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque deste post sobre Santorini
Com a maior parte de suas casas, hotéis, restaurantes e lojas construídas à beira do penhasco, é de uma beleza única. Olhar o encontro do azul do mar com o azul do céu e contrastando com o branco de suas construções é um privilégio. Não encontramos um mapa de Santorini com os nomes de ruas e lugares. Então, é caminhando que se descobrem os cantos e encantos da ilha.
Em frente o Hotel Anemomilos, na estrada que liga Oía a Fira
na direção oeste, exatamente após a igreja, há uma bifurcação
Pegando a esquerda, na via para pedestres, com piso de mármore
A bela igreja de Santo Onofre, Santorini - Grécia
Mais bonita ainda por dentro
Santorini, com os moinhos, as casinhas, a igreja...
Ainda do Castelo Bizantino, vista do outro lado da ilha
vista para os moinhos
Chegando aos moinhos - Santorini
Vista do extremo oeste da ilha de Santorini
Uma dica importante para quem vai dormir em Oía, lembrando que são os hotéis mais caros da ilha, é pedir um transfer no hotel onde for ficar (aproximadamente 30 euros desde o aeroporto) para não errar na chegada.
Oía anoitecendo
Outra é na escolha do hotel. Se optar por ter belas vistas, vale avisar que vimos muita gente se arrastando pelas escadarias com as malas para acessá-los. Muitas vezes os hotéis mandam alguém para ajudar a buscá-las na estrada, mas para ir embora não vimos ninguém ajudando (e é aí que ficam as subidas).
A outra opção é ficar num dos hotéis à margem da estrada, com fácil acesso para chegar e sair. Neste caso, as belas vistas ficam por conta das caminhadas ou dos restaurantes.
Da entrada do vilarejo até o extremo da ilha, são cerca de 1.200 metros apenas.
Onde Comer
Em Oía almoçamos no Thalassia, que nos serviu uma comida típica de tirar o chapéu. No cardápio variado, destaque para o cordeiro, muito bom.
Cordeiro com iogurte grego temperado e legumes do Thalassia
A capital da ilha de Santorini é Thira. O forte da cidade é o comércio, com muitas lojas, restaurantes e hotéis. É bem agitada.
Catedral ortodoxa em Thira, Santorini
Belos caminhos pela cidade
Vista do mar no mirante da cidade
Mirante da cidade
Belo pôr-do-sol em Santorini
Um lugar legal de ver também é o vilarejo de Karterados, a apenas 2 km de Thira. Para quem busca opções mais acessíveis de hotéis, é uma boa pedida, como a Anna Pension.
Karterados em Santorini
Ao sul de Karterados fica o porto da ilha para quem quer seguir viagem para as outras ilhas gregas de barco. De lá tomamos o ferry boat Blue Star com destino a Kós, que parte às 0:50hs e chega às 5:45hs.
Porto de Santorini, onde saem os barcos para as ilhas gregas
Cabine do ferry boat Blue Star, 72 euros por passageiro
Ah, para conhecer a ilha, tomar um banho de mar de forma mais livre, você pode alugar um carro, mas lembre-se de que não terá acesso a todos os lugares. Talvez um quadricíclo ou moto possam ser mais adequados. Há várias locadoras por lá.
Quanto tempo ficar
São necessários 2 ou 3 dias para conhecer a ilha, e mais o tempo que quiser para desfrutar das praias, mergulhos e outros passeios. Também pode fazer passeios do tipo bate-e-volta para outras ilhas gregas nas proximidades. Santorini é um sonho, é única! Mas não esqueça o filtro solar e um bom chapéu.
Αντίο!
Veja também
Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais
Acrópole, Museu da Acrópole, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais
Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenires e mais
Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega
Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.
Atenas III Grécia - veja os lugares incríveis para conhecer em Atenas
Atenas tem mais do que história e cultura. Também tem belas praias. Passeie por Monastiraki e Plaká e curta as compras e a boa comida grega.
Praia de Kalamaki, Atenas
Atenas tem muitos passeios agradáveis de se fazer. Um passeio gostoso de fazer é caminhar de Plaká até a praça Monastiraki.
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post
São ruas estreitas e cheias de lojas e restaurantes, muitos deles dispostos por escadarias, sempre floridas e bem cuidadas.
Caminho entre Plaká e a praça Monastiraki
Cenário comum em Atenas: ladeiras, escadarias e restaurantes
O espetacular churrasco grego, nas versões carne de boi e carne de porco.
Uma das inúmeras igrejas ortodoxas gregas no caminho
Detalhe de igreja ortodoxa grega
Outra iguaria grega: berinjela no azeite com iorgurte grego temperado e molho de tomate
Outra dica é conhecer as praias de Atenas. Não são de areia como estamos acostumados no Brasil, mas de beleza peculiar, especialmente pelo tom de azul da água.
As praias são divididas em lotes e cada qual tem uma estrutura interessante, com banheiros, trocadores, cadeiras estofadas, guarda-sóis, e tudo isso sem qualquer custo para os banhistas. Há também bares e restaurantes.
Para chegar até elas, você pode pegar o tram número 5 em frente ao Parlamento grego e depois escolher onde quer ficar, pois ele passa por toda a orla até Voula. Kalamaki é uma boa pedida.
Conforto gratuito
Belos contrastes de cores
Ponto Kalamaki do tram número 5 - Linha Parlamento / Voula
Além das praias, essa viagem de tram vai revelar uma outra Atenas. Mais sofisticada, tranquila e com ares modernos. Para curtir mesmo a cidade, o melhor é andar à pé, contudo, há outras opções. Alguns alertam sobre a esperteza dos taxistas. Neste caso, contrate uma empresa, ou peça indicação no hotel (e estimativa de preços), depois compare com o preço estimado pelo Taxi Fare Finder.
Pode usar os ônibus, trams ou o metro. O Metro é limpo e organizado. Nas estações você pode comprar os tickets nos caixas automáticos, tomando o cuidado de selecionar o destino correto para pagar o valor correto.
Você pode escolher usar o tradicional ônibus Sightseeing, ou os trenzinhos que circulam pelas atrações turísticas.
Não se assuste com algumas áreas "pichadas" fora do roteiro turístico. É uma grande mistura de pichação e grafite que parece fazer parte do cotidiano ateniense. Vimos até mesmo carros e vans assim, fazendo crer que eles curtem o visual. Apenas da impressão, todos dizem ser seguro caminhar pelas ruas de Atenas. Realmente não aconteceu nenhuma situação em que nos sentíssemos ameaçados, mesmo caminhando até tarde da noite.
Van estilizada em Atenas
Finalmente, para descontrair um pouco com os amigos, numa loja de uma argentina na região da praça Monastiraki (rua Pandrossou), você poderá tirar uma foto como legítimo grego. E por apenas 1 euro.
Leônidas versão século XXI, diversão certa
Resumindo, Atenas tem mais do que seus monumentos históricos. Seu povo é alegre, prestativo, a comida é ótima e bem mais barata do que o padrão europeu.
Αντίο!
Veja também
Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais
Acrópoles, Museu da Acrópoles, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais
Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega
Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.