BRUXELAS I - BÉLGICA, as melhores dicas de viagem para você planejar e montar o seu roteiro

BRUXELAS I  -  BÉLGICA - Monte o seu roteiro para Bélgica com as nossas melhores dicas de viagens

A bela Bruxelas, capital do reino da Bélgica e a capital da Europa e sede da União Europeia. Uma capital que se apresenta com o passado e o presente e de todas as línguas e é linda.

Grand Place de Bruxelas Bélgica
Grand Place de Bruxelas Bélgica

A capital Bruxelas se divide em duas áreas, em Cidade Baixa que se estende ao redor da bela praça a Gran Place do século XVII, onde moram os pobres, operários e imigrantes. E a Cidade Alta, um bairro elegante ao redor de um oásis verde o Parc de Bruxelles onde vive a aristocracia, entre os reluzentes edifícios pós-modernos das instituições do bloco europeu. 

Bruxelas Bélgica
Bruxelas Bélgica

Saindo do Brasil para a Europa, não há necessidade de visto no passaporte, porém o seguro viagem é obrigatório. É interessante pensar também no chip para o celular, comprar o aeroporto quando desembarcar ou antecipado pela TravelMobile

A melhor época para ir a Bruxelas
é de final de abril a agosto, nos meses junho a agosto são mais quentes e a cidade costuma estar bem cheia e mais cara.

Como chegar a Bruxelas: 

de trem,  estando na Europa você pode chegar a Bruxelas de várias formas, a mais usual é de trem, existe várias rotas muito fáceis para chegar, são confiáveis, rápidos, confortáveis e as estações estão sempre localizadas no centro da cidade. Visite a página da RailEurope, onde poderá comprar as passagens online, vários trechos, pagando com cartão de crédito e as passagens podem imprimir diretamente em casa e se programar se puder escolher opte pela estação Gare Du Nord. 

De avião estando na Europa: existem algumas companhias Low Cost: a Vueling, Ryanair e a Easyjet, lembrando que esses voos tem limite para a bagagem.

De carro, que foi a nosso opção estávamos rodando pela Europa, chegamos de Waterloo veja o Rentcars, as estradas são boas e não possui pedágio. 

Onde ficar 

Em Bruxelas nós ficamos no Hotel Ibis Brussels Centre Gare, ótimo custo/benefício.

quarto Hotel Bruxelas Bélgica
quarto Hotel Bruxelas Bélgica

Onde Comer em Bruxelas:

Se você de pratos com sabores fortes, deve experimentar os pratos típico, tudo com a melhor batata frita do mundo. Restaurant Hotel Matignon. Caso queira sanduiches local é no TonTon Garby.  O melhor waffles no Maison Dandoy e sem falar dos chocolates...

prato restaurant Hotel Matignon
prato restaurant Hotel Matignon

prato restaurant Hotel Matignon
prato restaurant Hotel Matignon

sanduiches de Bruxelas Belgica
sanduiches de Bruxelas Belgica

Waffles de Bruxelas Belgica
Waffles de Bruxelas Belgica

Chocolates de Bruxelas Belgica
Chocolates de Bruxelas Belgica

Como se locomover por Bruxelas

A Cidade Baixa é bem servida por bondes, entretanto muitas ruas são reservadas aos pedestre é a forma mais rápido de circular pela cidade é a pé. Na Cidade Alta a melhor opção é tomar um dos ônibus que percorrem o bairro. As estações de metrô são bem localizadas, oferecem fácil acesso às principais atrações e são meio rápido e eficiente de chegar aos subúrbios.

Mapa Bruxelas Bélgica
Mapa Bruxelas Bélgica

O que fazer

Grand Place de Bruxelas é linda, centro geográfico, histórico e comercial da cidade é a primeira parada obrigatória a qualquer turista que visite Bruxelas. O mercado que se vê foi erguido no século XI, na primeira metade do século XV foi construída o Hôtel de Ville, sede da prefeitura e ai iniciou o comercio a sua volta e estabelecendo suas corporações de ofício em prédios de estilos variados, em 1695 foi bombardeada pelos franceses, restando apenas a prefeitura e duas fachadas. Foi reconstruída e resultou no esplêndido conjunto barroco de tirar o fôlego. 

Grand Place de Bruxelas Bélgica
Grand Place de Bruxelas Bélgica

O Hôtel de Ville (prefeitura) de Bruxelas em estilo gótico é a obra prima da Grand Place. Em 1401 foi lançada a primeira pedra fundamental e concluído em 1459, o Hôtel de Ville tornou-se o mais belo edifício público do país, com 137 belíssimas estátuas adornando a fachada, com um telhado de duas águas, como quase todo o prédio. O edifício foi restaurado em 1837 e com uma Torre iniciada em 1449, que tem 96 metros de altura e em seu topo uma estátua de são Miguel, padroeiro da cidade de Bruxelas.  

Grand Place Hôtel Deville de Bruxelas Bélgica
Grand Place Hôtel Deville de Bruxelas Bélgica

Seu interior pode se apreciar antigas tapeçarias do século XVIII, que representam a história do rei Clóvis, do século VI, no Salão de Maximiliano, um amplo salão que ainda hoje é usado pelo conselho municipal, é devido ao retrato de Maximiliano I da Áustria sobre a lareira. 

Hôtel Deville interior de Bruxelas Bélgica
Hôtel Deville interior de Bruxelas Bélgica

E ainda um belíssimo Salão Gótico e um Salão de Casamentos em estilo neogótico todo trabalho em mogno onde eram feitos os casamentos civis. Visite o site para as atualizações sobre os horários, bilhetes e conduta para a visita.

Hôtel Deville interior de Bruxelas Bélgica
Hôtel Deville interior de Bruxelas Bélgica

Ainda na praça ao lado oposto ergue-se La Maison du Roi de 1536, apesar do nome nenhum rei viveu aqui, era uma cadeia temporária. No final do século XIX foi toda reformada em estilo gótico, onde está o Musée de la Ville, no seu interior estão os 650 trajes criados para a estátua do famoso Manneken Pis (o Manequinho fazendo xixi), contém pinturas e tapeçarias do século XVI. Consulte o site para as atualizações sobre horários, bilhetes e conduta para a visita.

La Maison du Roi de Bruxelas Bélgica
La Maison du Roi de Bruxelas Bélgica

Do lado leste na praça está um belo edifício neoclássico conhecido como La Maison des Ducs de Brabant, a sua frente está Le Renard de 1690.

La Maison des Ducs de Bruxelas Bélgica
La Maison des Ducs de Bruxelas Bélgica

0 era sede dos camiseiros e o Le Cornet de 1697 cujo frontão lembra a proa de uma fragata do século XVII, e terminando o desfile de belíssimos edifícios que enfeitam a grande praça o Le Roi d'Espagne do século XVII, erguido pela rica Guilda dos padeiros. O busto na entra é do santo Aubert, padroeiro dos padeiros. O prédio tem um dos melhores bares da praça, onde se pode sentar e apreciar o movimento.
Le Cornet de Bruxelas Bélgica
Le Cornet de Bruxelas Bélgica

Grand Place Bares de Bruxelas Bélgica
Grand Place Bares de Bruxelas Bélgica

O Musée du Costume et de la Dentelle de Bruxelas, ocupa duas casa do século XVIII, dedicado a um dos principais produtos de exportação do país, a renda belga, produzida desde o século XII. No terréo há uma exposição permanente de belos trajes mostrando a utilização da renda como adorno da época, e no piso superior uma lindíssima coleção de rendas antigas da França, de Flandres e da Itália. Consulte o site para atualizações de horários, bilhetes e conduta para a visita.

Musée du Costume Bruxelas Bélgica
Musée du Costume Bruxelas Bélgica

O Manneken Pis (Manequinho) a pequenina estátua fazendo xixi é uma atração curiosa de Bruxelas. Um mistério só aumenta a lenda e o encanto do menino. Conta-se que no século XII, o filho do duque foi pego fazendo xixi em uma árvore em plena batalha, o fato celebrado em bronze como símbolo da coragem militar. Em 1698 um governador da cidade providenciou uma série de trajes para a estátua, que perdura até hoje. Em frente tem um dos melhores waffles de Bruxelas.

Manneken Pis em Bruxelas Bélgica
Manneken Pis em Bruxelas Bélgica


No nosso próximo post continuaremos a passear pela essa belíssima cidade que é Bruxelas. Vejam!


Au revoir...
Veja também:
 Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos. 

 Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário