terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como ganhar Milhas

Como Ganhar Milhas

Como ganhar e acumular milhas para poder viajar sem pagar a passagem aérea ou a hospedagem, enfim, gastando menos.

Photo fromwwwwisegeekcom


Se você já leu o Dica de Viagem: "Milhas", já entendeu o seu significado.
São várias as formas de ganhar as milhas, mas antes disso, é preciso entender e tratar o assunto como um investimento, uma aplicação financeira mesmo.
Estranho? Pode apostar, é a mais pura verdade, pois no fundo estamos falando de dinheiro. Tem até gente comprando e vendendo milhas no mercado. É o caso, por exemplo, do Hot Milhas. Atenção, não deixe de verificar as reclamações antes de fazer qualquer negócio, e não nos responsabilizamos por qualquer problema, pois nunca usamos o serviço. A ideia aqui é apenas mostrar que estamos falando de dinheiro mesmo. Então, se você souber administrar essa conta, poderá fazer como nós, e viajar diversas vezes "na faixa". E pensar como se fosse um investimento no banco é o primeiro passo.
Portanto, vamos considerar todas as fontes de milhas:
  • Companhias aéreas: a mais óbvia fonte de milhas é voando. Todas as companhias de aviação têm seus programas de fidelidade. Então, cadastre-se em todas, não custa nada e quando decidir voar por alguma delas, ganhará suas milhas. Atenção para os parceiros de cada uma e para a pontuação que elas oferecem. Isso é como tarifa bancária, cada empresa tem a sua e você pode já começar ganhando ou perdendo de acordo com a sua escolha. Observe também as alianças entre as companhias aéreas, detalhe especialmente importante para quem vive no Brasil. Nossas companhias têm poucos destinos no exterior, e para chegarmos a outros lugares, precisamos combinar os vôos com outras empresas. As maiores são a Star Alliance, a Skyteam e a Oneworld. Acesse os sites para ficar atualizado na hora de escolher as melhores combinações.
  • Empresas de cartões de crédito: as principais empresas do segmento têm seus próprios programas de recompensa que geram milhas. Significa que sempre que efetuar qualquer pagamento com cartão, você poderá converter o valor da sua despesa em pontos que gerarão um equivalente em milhas. Também como no caso dos bancos, aqui você precisa pesquisar para obter a melhor relação de custo / benefício e otimizar seu ganho. Verifique também os prazos de validade dos pontos. Há diferentes prazos de vencimento da pontuação, inclusive alguns que não expiram (melhor opção para quem habitualmente acumula poucos pontos). As principais bandeiras são o VISA, Mastercard e American Express. Cheque as bandeiras que seu banco trabalha e talvez você consiga boas vantagens com ele. Fale com seu gerente. A TAM, GOL, Avianca e Azul também operam com as bandeiras. Verifique as condições e faça sua escolha. Aqui não fazemos nenhuma recomendação específica porque as ofertas são dinâmicas, locais e pontuais. Dá trabalho pesquisar, mas se você não cuidar do seu dinheiro, quem vai?
  • Empresas parceiras: quando estiver fazendo suas escolhas, considere sempre seus hábitos de consumo e quem tem parceria que possa gerar milhas. Hotéis, locadoras de carro, lojas, restaurantes, farmácias, postos de gasolina e diversos serviços podem gerar pontuação para milhas. Nós, por exemplo, sempre abastecemos o carro, compramos medicamentos, almoçamos, alugamos carro, fazemos supermercado, enfim, adequamos nossos hábitos de consumo com os parceiros, e assim acumulamos pontos para usar em viagens. Detalhe, pagamos tudo que for possível com o cartão de crédito (mas é importante poder pagar o cartão sempre no vencimento para não virar prejuízo), assim ganhamos pontos duas vezes, no parceiro e no cartão.
Além das companhias aéreas, muitas redes de hotéis também têm seus programas de fidelidade além das parcerias, e dão diárias como recompensa. Da mesma forma, cada rede tem sua política e vale a pena pesquisar para escolher os hotéis onde se hospedar. Imagine que sonho de viagem você pode ter sem gastar com passagens aéreas e hospedagem, não é mesmo? Então, cadastre-se nas redes de hotéis, é gratuito e você pode encontrar boas opções. Seguem algumas sugestões para pesquisa.
ACCOR
Best Western
Choice
Hilton
Feitas as escolhas, agora administre-as como se fosse uma aplicação financeira. Mantenha-se atualizado sobre as taxas, ofertas, vantagens e desvantagens, novos parceiros, saldo etc.
Depois, entramos numa outra etapa do processo, que é como usar os pontos, mas isso é assunto para o próximo dicas de viagem.



Veja também