domingo, 30 de agosto de 2015

Se Virando em Grego

Se Virando em Grego

Quer conhecer a Grécia sem passar apuros com a língua? Então confira.


Grego é uma língua que pode causar insegurança aos viajantes que queiram conhecer a Grécia.
A sonoridade dela é bem diferente aos nossos ouvidos.
Aquela situação em que você escuta dois gregos conversando e tenta entender alguma coisa pode ser frustrante. Você, provavelmente, não vai entender nada. Quer experimentar?


Conseguiu?

Pior quando a gente tentar ler algo. O alfabeto é completamente diferente do nosso.
Até para um engenheiro, ou físico, ou qualquer profissional que tenha tido mais contato com as letras do alfabeto grego (largamente usadas na fórmulas), quando se pega um jornal e tenta entender alguma coisa, é capaz de sair meio tonto. Experimente novamente.
Grécia
TA NEA, um dos jornais mais lidos da Grécia
E aí?

Que tal desmistificar a coisa? Acredite, pode não ser tão complicado assim. Claro, ninguém vai querer falar grego fluente só para poder visitar a Grécia, não é mesmo?

Pois bem, na Grécia há muita gente que fala ou se comunica em inglês, especialmente nos roteiros turísticos. O país tem no turismo internacional uma de suas principais fontes de renda. Recebem gente do mundo todo.

Mas se você se defrontar com uma situação em que as pessoas não falem inglês, não se desespere. A gente se vira. Quer ver?

Muitas palavras, prefixos e radicais usados no nosso idioma vêm do grego. São exemplos:

  • neo  = novo, novidade, portanto, notícia
  • ex = o que não é mais
  • periodicó = periódico, jornal, revista
  • bio = vida
  • odonto = dente
  • cardio = coração
  • antropo = homem
  • glico = doce, glicose
  • quilo = mil (1 quilogramo = 1000 gramo)
Isso sem contar as palavras úteis para viajantes e que são meio que internacionais, como:
  • Hotel, táxi, aeroporto, trem, bar etc.
Ficou mais confiante? Pois bem, então segue um link de palavras e frases básicas em grego, ou um cursinho rápido gratuito.
Se você achar demais, talvez saber que você será muito mais cordialmente tratado se falar algumas palavras em grego, pois eles vibram quando você fala um simples "bom dia" (kaliméra), ou um "oi" (iássas) e principalmente um "obrigado" (efirreristó). Aliás, foi um dos lugares que visitamos que mais usam o termo "por favor" (parakaló). Se não ficou convencido, fique só com essas palavras então, ou instale o Google Tradutor no seu celular (tem que estar conectado) e ele oferece o recurso de traduzir as falas além da escrita.


Você também pode comprar e levar um desses pequenos dicionários de viagem de bolso, com frases prontas. Pode ajudar bastante.
Em último caso, como por exemplo um policial parando você na estrada, ele não falando nada de inglês, nem você falando nada de grego, e pior, sem nenhuma frase pronta para a situação e sem sinal de celular, o jeito é o famoso "mimication". É, lembrando os tempos de criança você pode conseguir se comunicar com ele. Sinais, desenhos, expressões (o corpo fala) são recursos que não devem ser desprezados. Isso já aconteceu conosco na República Tcheca e, no final, consegui entender que eu teria que comprar e colocar um selo no carro para circular pelo país. O "mimication" foi o único recurso.


Aproveite e divirta-se !!

Veja também        

 Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais

 Acrópoles, Museu da Acrópoles, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais

 Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenires e mais

 Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega

 Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.