PONFERRADA, ESPANHA | Dicas de viagem para um roteiro na linda Espanha

PONFERRADA - ESPANHA - Um destino imperdível no belíssimo Castelo da  Ordem dos Templários

Ponferrada é uma cidade pacata ao norte da Espanha, cerca de 110 km de Leon e fazendo parte de uma das rotas do Caminho de Santiago.

Ao topo de uma colina, avistamos o imponente Castelo de Ponferrada, ou Castelo dos Templários, construído pela Ordem dos Templários. Foi ele que nos trouxe até aqui, não deixe de incluir no seu roteiro de viagem pela Espanha.

Castelo dos Templários - Ponferrada - Espanha
Belíssimo Castelo de Ponferrada, ou Castelo dos Templários, Espanha

A cidade de Ponferrada tem sua origem na idade média, como um assentamento cerca do Caminho de Santiago. Seu nome vem da ponte, toda estruturada em ferro, construída por ordem do bispo astorgano Osmundo, sobre o rio Sil. 

Castelo de Ponferrada - Espanha
Um dos mais belos castelos da Europa

Como chegar em Ponferrada

Partindo Madri, pode seguir de trem, ônibus ou carro.

Trem: usando a Renfe, empresa espanhola de trens, inclusive de alta velocidade, tem opções partindo de Madri Chamartin. O primeiro trem parte às 12:11hs e o último às 23:11hs; a média de duração da viagem é 4:00hs. 

Ônibus: consulte Busbud, ou Alsa. As saídas são entre 00:30hs e 23:59hs, e a média de duração da viagem é 4:15hs. As estações estão a um quilometro de distância do Castelo dos Templários.

Chegamos de carro a Ponferrada, vindo de Santiago de Compostela.

Carro: você pode alugar um carro no aeroporto de Madri através da Rentcars, o melhor preço.

O que comer

Experimente os pratos típicos do lugar. A dica para restaurante é o La Fonda.

Cazuela de huevos - La Fonda - Ponferrada, Espanha
Cazuela de huevos
 
Fabada Asturiana 
Fabada Asturiana
Restaurante La Fonda
Restaurante La Fonda

Onde ficar

A cidade é bem servida em hospedagem. Consulte as opções no Booking e fique atualizado com os valores e avaliações para poder escolher o que mais convier.

O que fazer em Ponferrada

A cidade tem um impressionante centro histórico, com edifícios medievais e renascentistas, ruas estreitas e a Plaza Mayor (grande praça). Na Plaza de la Encina, está o Ayuntamiento de Ponferrada (prefeitura).

Ayuntamiento de Ponferrada
Ayuntamiento de Ponferrada
Ponferrada cresceu com o aumento da popularidade do Caminho de Santiago, e já faz parte da rota de muitos dos peregrinos. Ao fundo, a Torre del Reloj. Caminhamos pela região praticamente sós.  
Torre del Reloj
Torre del Reloj
O fascinante e imponente Castelo de Ponferrada ou Castelo dos Templários, foi construído em meados do século XIII, no local estrategicamente escolhido para defesa da cidade. Castelo muito bem conservado, visava proteger a cidade e os peregrinos que por ali passavam e tem uma grande riqueza simbólica e heráldica.
Castelo de Ponferrada
Ponte de acesso ao Castelo dos Templários

Passarela da muralha do Castelo
Passarela da muralha do Castelo

A beleza do castelo é maior no seu exterior, e do interior há vistas lindas e que adoramos. 

Vista a partir do Castelo dos Templários
Vista a partir do Castelo

Horários de visitação do Castelo: de terça a domingo das 10:00hs às 14:00hs e das 16:00hs às 19:00hs, a entrada é gratuita.

Numerosos sítios de mineração romana ainda são visíveis na área. Um dos mais espetaculares é o Las Médulas, um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, que fica a cerca de meia hora (25km) a sudoeste de Ponferrada.

São paisagens surpreendentes e valem o passeio.

Las Médulas
Las Médulas - El Bierzo, Espanha

Gostamos muito de Ponferrada!!!

Vejam Também:   

         

            

        
 
      

           

GRANADA, ESPANHA - Dicas de viagem para um dos lugares mais belos da ESPANHA , defina o seu destino

GRANADA, ESPANHA - Monte o seu roteiro para uma das cidades mais belas da Espanha com as dicas de viagem

A belíssima cidade de Granada, que foi por 250 anos a capital do reino mouro, nos possibilita apreciar esse passado mourisco, na arquitetura, na decoração, na música, no colorido, e em todos os seus cantos e das belas rosas vermelhas. 

A belíssima Granada na Espanha
A belíssima Granada na Espanha

Granada, fundada pelos iberos, na idade média foi ocupada pelos Ziridas, povo berbere oriundo do norte da Argélia, e depois dominada pela dinastia Násrida, povo oriundo do Marrocos, que governou de 1238 a 1492, ano que a cidade foi tomada pelos Rei Católicos. 
A herança principal do reino mourisca é o espetacular complexo de Alhambra onde em seus momentos áureos adquiriu fama internacional como um fértil centro de cultura. Mais tarde sob o domínio cristão tornou-se foco do renascimento.                                             
rua de Granada na Espanha
rua de Granada na Espanha

Como chegar em Granada: 

É preciso ir até Madri ou Barcelona, e de lá escolher entre as opções de avião, trem, ônibus ou carro.

Lembrando que não é necessário visto para a Europa para períodos de permanência de até 3 meses, e que o seguro Schengen é obrigatório para a viagem.
Aeroporto de  Granada na Espanha
Aeroporto de  Granada na Espanha


Saímos de Barcelona, em um voo da Ibéria, uma viagem de aproximadamente uma hora até Granada. O aeroporto Frederico García Lorca, Granada, fica a 17 quilômetros de Granada. 

Se você ainda não tiver um chip para o celular é conveniente já providenciar no aeroporto, ou Compre um chip para o celular no local, ou antecipado pela TravelMobile.

Você também pode ir de trem para Granada; saindo de Madri com o trem-bala. O melhor é o AVE, operado pela RENFE. O tempo aproximado é de 3 horas de Madri. Eles são bem confortáveis. Procure chegar um tempo antes para comprar os bilhetes, pois eles não estão vendendo pela internet.

Saindo de ônibus do aeroporto até o centro de Granada, a empresa ALSA leva aproximadamente 45 minutos. Você pode comprar o bilhete direto com motorista. O valor é de 2,90 euros.
ônibus para Granada na Espanha
ônibus para Granada na Espanha

Taxi: a tarifa até a cidade pode ir de 25 euros a 35 euros, dependendo do dia e horário.
Se for de taxi  eles ficam na saída esperando passageiros. 

Saindo da estação de trem até o centro da cidade Granada, de ônibus, precisa sair da estação pela avenida de Andaluces até a avenida de la Constitución, e logo verá, à direita, o ponto LAC. 
trem para Granada na Espanha
trem para Granada na Espanha

Chegando em Granada de Carro: 

No mapa abaixo, uma simulação de Madri a Granada de carro, as rodovias são boas e pedagiadas. Veja na Rentcars.


Onde ficar  

Optamos por ficar próximos a Alhambra, no Hotel Guadalupe. Caso queira ficar na região central de Granada, a cidade possui uma extensa oferta de hospedagem. Consulte o Booking e encontrará uma ótima escolha.

Quanto tempo ficar: para esse nosso roteiro, 2 dias são suficientes.

Quando visitar Granada

primavera (março a maio) europeia é a mais agradável para nós. Preferimos sempre o mês de maio, pois não tem tanta gente, é mais fresco e encontramos tudo florido. No verão (junho a agosto), se você prefere o calor, tudo está muito cheio, os ingressos se esgotam rapidamente e as hospedagens são mais caras. No outono (setembro a novembro), deve ser bastante agradável, as cores estão explodindo; a inconveniência é que chove um pouco mais e já é mais frio. No inverno (dezembro a fevereiro), é ideal para quem gosta de esquiar e de frio. Sierra Nevada está bem próximo ao Granada.

O que comer 

Todos os pratos da cozinha espanhola são muito bons. Uma boa pedida é sempre comer um prato regional, mas acabamos matando a saudade das massas num ótimo restaurante italiano, Gallio, na praza Rib Rambla
Aconteceu um fato interessante na medina... perguntamos a um sírio onde comer kibe, e ele nos informou que não íamos encontrar em Granada, então nos convidou para comer na sua casa.
prato tipico Granada na Espanha
prato típico Granada na Espanha



prato tipico de Granada na Espanha
prato tipico de Granada na Espanha

Restaurante Galio de Granada na Espanha
Restaurante Galio de Granada na Espanha

O que fazer

Os ciganos de Granada viviam antigamente em cavernas escavadas nas encostas, hoje o bairro Sacromonte. Seu legado permanece nos shows de flamenco apresentados aqui todas as noites, um espetáculo à parte.
A sugestão é Cueva de la Rocío para uma noite especial,  show e bebida e show e jantar, faça sua reserva no site com antecedência.

Como chegar: Camino Sacromonte, 70, e eles oferecem o serviço de Transfer na reserva ou você pode ir de taxi. 
Dança flamenca de Granada na Espanha
Dança flamenca de Granada na Espanha

A Catedral de Granada foi erguida no século XVI em estilo gótico, com uma fachada central renascentista e a oeste barroca.  Depois da conquista de Granada pelos Reis Católicos Fernando e Isabel em 1492, a cidade passou a ter a aparência mais cristã. O projeto mais ambicioso era uma grande catedral gótica com uma Capela Real que pudesse acolher os restos mortais de seu rei e sua rainha, Fernando e Isabel. Seu interior, com belas colunas, nos acolhe na nave principal. A Catedral de Granada está localizada  no centro histórico. 
Chegando de ônibus; linhas, 4, 8, 11, 21, 33, C31 e C32.
Catedral de Granada na Espanha
Catedral de Granada na Espanha

Catedral seu interior de Granada na Espanha
Catedral seu interior de Granada na Espanha

Junto da Catedral está a Capela Real, que data dentre 1505 e 1507 e abriga estátuas de mármore de Carrara, que representam os Reis Católicos enterrados aqui. A Capela Real fica ao lado da Catedral.
Horários: Veja o site oficial, para as atualizações de preços e horários de visitas.
Capela Real Catedral de Granada na Espanha
Capela Real
Catedral de Granada na Espanha

Tumúlo na Capela Real Catedral de Granada na Espanha
 Tumúlo na Capela Real
Catedral de Granada na Espanha


A  mais bela no interior é a Iglesia de Santa Ana, foi construída em 1501, com um lindo portal plateresco. Na Real Chancilleria, de 1530, destaca-se a bela fachada renascentista, que nos traz paz. A Igreja de Santa Ana é uma igrejinha de ar mudéjar que se encontra na Plaza Nueva, onde começa a Carrea del Darro.
Horários: veja o site oficial são vários horários e podem ser alterados.
Iglesia Santa Ana  Granada na Espanha
Iglesia Santa Ana
Granada na Espanha

Iglesia Santa Ana  Granada na Espanha
Iglesia Santa Ana
 Granada na Espanha

Monasterio de la Cartuja e a Casa de los Tiros, ambos do século XVI, em estilo mudéjar, fundado por um guerreiro cristão. O mosteiro exibe magnífica cúpula feita por Antonio Palomino, com belíssimas relíquias mouriscas, como o Corral del Carbón, antigo armazém e hospedaria de mercadores. São várias salas, claustro, mas não se pode fotografar. O lugar é belíssimo e vale muito a visita. Também tem uma loja de souvinirs com trabalhos lindíssimos, como caixas de música maravilhosas, ao lado do estacionamento na saída.

Horários: visite o site oficial para as atualizações dos preços, horários e conduta. Endereço; Paseo de Cartuja, s/n. 
Como chegar no Monaterio de la Cartuja de ônibus linhas 8, U1, U2 e U3, ou de carro (tem estacionamento) ou ainda de taxi.
Monastério de La Cartuja em Granada Espanha
Monastério de La Cartuja em Granada Espanha

Monastério de La Cartuja em Granada Espanha
Monastério de La Cartuja em Granada Espanha

A Basílica de San Juan de Dios em Granada, em estilo barroco, encontram-se os restos mortais de São João de Deus, que dedicou sua vida à assistência aos pobres e aos doentes em 1539. Criou também a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros de Granada. O lugar é belíssimo.
Horários: Visite o site oficial na data da sua viagem para as atualizações de preços, horários e conduta.
Basílica de San Juan di Dios em Granada Espanha
Basílica de San Juan di Dios em Granada Espanha

O Mosteiro de São Jerônimo em Granada foi o primeiro a ser construído da Reconquista de Granada pelos Reis Católicos. Em 1504 os Reis Católicos decidiram transportar as obras do mosteiro à sua localização atual. Um dos ícones mais representativos do renascimento granadino, inclui igreja e dois claustros. É uma visita indispensável de Granada. Está localizado no centro da cidade.
Horários: Visite o site oficial para as atualizações de horários de visita, valores e condutas.
Monastério de São Jerônimo em Granada Espanha
Monastério de São Jerônimo em Granada Espanha

Monastério de São Jerônimo em Granada Espanha
Monastério de São Jerônimo em Granada Espanha

O Palacio de la Madraza, originalmente uma universidade árabe, conta com um belíssimo salão mourisco com um mibrab (nicho de oração). O endereço é Calle Ofícios, 14, localizada no centro histórico. Ir de ônibus linhas, 4, 8, 11, 21, 33, C31 e C32.
Horários: veja no site oficial  as atualizações sobre visitas e horários na data da sua viagem.
Palácio de la Madraza em Granada Espanha
Palácio de la Madraza em Granada Espanha

As El Bañuelo, termas árabes, construídas no século XI de arquitetura muçulmana que cumpriam também a função de centros de reuniões políticas e de negócios. O banho árabe hammam consiste na purificação do corpo, durante o reinado da dinastia Zirida. Ele está a rua Carrera del Darro 31.
Para chegar de ônibus as linhas 31C, 32C e 34C.
Horários: de terça a sábado das 10:00hs às 14:00hs. A entrada é gratuita.
El Bañuelo em Granada Espanha
El Bañuelo em Granada Espanha

Museo Arqueológico de Albaicín conta com objetos ibéricos, fenícios e romanos. É um museu situado no bairro histórico de Albaicín desde 1941 que se encontra instalado na Casa de Castril, um dos mais belos palácios renascentistas de Granada, construído na primeira metade do século XVI.
Horários:http://www.albaicin-granada.com/agenda.php veja na data da sua viagem as atualizações de horários e valores. Como Chegar: ônibus C1 e C2
Museo Arqueológico de Albaicin em Granada Espanha
Museo Arqueológico de Albaicin em Granada Espanha

Medina artesanias, é uma ruazinha próxima à Plaza de Rib Rambla em Granada. Lá você encontrará lojas de souvinirs com produtos variados e bons preços. Encontramos produtos árabes bem mais baratos que no  Marrocos, e tínhamos acabado de vir de lá.
Medina em Granada Espanha
Medina em Granada Espanha

Plaza de Rib Rambla, com a fonte de Netuno, os pontos turísticos estão em torno dessa praça.
Plaza de Rib Rambla em Granada Espanha
Plaza de Rib Rambla em Granada Espanha

Granada
é uma das cidades mais lindas da Espanha, recomendamos e voltaríamos muitas vezes!!
Vejam Alhambra, um dos passeios inesquecíveis!
Hasta!

Veja também:
 Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos. 

 Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.

ASTORGA, ESPANHA - Monte o seu roteiro com nossas dicas de viagem para conhecer as obras de Gaudí

ASTORGA - ESPANHA - Venha conhecer as obras incríveis de Gaudí 

Com muralhas romanas, o Palácio de Gaudí, a belíssima Catedral, o Museu Romano, e duas rotas de peregrinação, o caminho Francês e a Via Prata, unem-se em Astorga.                                                      

Astorga Espanha
Astorga Espanha

Teoriza-se que a história de Astorga remonte à época pré-romana, pois Ptolomeu referiu-se a Asturica como cidade ásture e capital dos amacos. Os restos da Asturica Augusta são visíveis na cidade,  especialmente a muralha romana. onde poderá conhecer fazendo um passeio pelas ruínas e conhecendo o modo de vida de há 2.000 anos.                                                                                                                

Como chegar em Astorga: 

Partindo de Madri, as opções são: trem, ônibus ou alugando um carro no aeroporto de Madri pela Rentcars. 
Vamos às sugestões:    
Trem de Madri a Astorga: pela thetrainline, um trajeto em média de 3:09hs. É necessário comprar com antecedência até seis meses, quando é possível marcar o assento. 
Ônibus: pela ALSA, partindo do T4 do aeroporto, um trajeto de 3:30hs; e da cidade, saem da rodoviária Madri Sur, na rua Méndez Álvaro 83. Entre nos sites e veja qual seria a melhor opção para você. 
Nossa opção foi o carro, lembrando que as estradas espanholas são pedagiadas e muito boas. Caso precise sair do carro é obrigatório usar um colete sinalizador que se encontra no porta-luvas. Na Espanha é proibido parar no acostamento se não for por problemas mecânicos. O trajeto é lindo e nos tenta a parar, mas resista. Consulte a Rentcars.

   

O que comer 

A pedida é sempre por pratos regionais, como o cocido maragato, sem esquecer das mantecadas e chocolates.

cocido de Astorga Espanha
cocido de Astorga Espanha

mantecados de Astorga Espanha
mantecados de Astorga Espanha

Onde ficar em Astorga: 

Não ficamos hospedados na cidade, passamos para conhecer mais uma obra de Gaudí, gostamos e aproveitamos para conhecer o restante da cidade. Caso queira hospedar-se em Astorga, consulte o Booking e encontrará boas opções.

O que fazer

Na cidade de Astorga é celebrada uma festa importante da Espanha, sempre no último final de semana de julho, de quinta a domingo, a Astures e Romanos, representação da história de Braga, Lugo e Astorga, já que as três partilham uma história comum e estão irmanadas.  
Astorga, a terra dos "maragatos"! Eles vivem lá há séculos, mas contam muito pouco. Este povo insere-se num enclave geográfico e cultural, a "Maragatería", um autêntico achado que desafia o cavalgar da globalização. Têm tanto de enigmático como de puramente desconhecido. A sua identidade é a sua força, e o mundo seu maior refúgio. Dizem... É a história de um povo que resiste como "os gatos".  Aí eles tocando o sino da prefeitura da cidade.
                                                              
Maragatos Astorga Espanha
Maragatos Astorga Espanha
                
Em Astorga o Palácio Episcopal, projetado por Gaudí em estilo modernista e historicista e neogótico executado entre 1889 e 1913, construído em granito cinzento, o aspecto é lindo. A planta é uma cruz grega, sobreposta por uma planta quadrada de quatro fachadas, rodeadas por um fosso com belas  torres. O acesso é pela fachada principal, por escadaria circular sobre o fosso, com muitas janelas decoradas com vitrais.
Interior do Palacio Episcopal Astorga Espanha
Interior do Palacio Episcopal Astorga Espanha
 
No exterior, 3 anjos com os atributos episcopais; Mitra, Cruz Peitoral e Báculo, todos desenhados por Gaudí para serem colocados na parte exterior do teto, mas nunca chegaram a ser colocados lá.
Anjos  do Palacio Episcopal Astorga Espanha
Anjos  do Palacio Episcopal Astorga Espanha

Desde 2015 o Palácio é um elemento associado ao sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO "caminhos de Santiago, Caminhos Francês e Caminhos do Norte da Espanha". Um espetáculo!!
Palacio Episcopal Astorga Espanha
 Palacio Episcopal Astorga Espanha

A Catedral de Astorga, construída entre os séculos XV e XVIII, em estilo renascentista na porta sul, com elementos góticos na nave e capelas, barroco na fachada principal e neoclássico no claustro, uma mistura com uma beleza singular.
Catedral de Astorga Espanha
Catedral de Astorga Espanha

As torres da catedral são praticamente idênticas, com exceção da cor, a diferença deve-se ao fato de ambas as torres terem sido construídas em décadas diferentes e com pedras de diferentes pedreiras. 
A "Torre Velha", de cor mais escura, sofreu danos durante o terremoto de Lisboa de 1755, e foi  portanto concluída em 1965; e a "Torre Nova" de cor-de-rosa foi concluída em 1692, ela está em uma praça muito pequena, e tirar uma foto é desafiador.
Catedral de Astorga Espanha
Catedral de Astorga Espanha

Horários: verão (abril a outubro) das 10:00hs às 20:30hs, de domingo à segunda, lembrando que às 12:00hs, no horário da missa, não é permitido visita.
Inverno (novembro a março) das 10:30hs às 18:00hs, de segunda a domingo. Veja o site na data da sua viagem para as atualizações e condutas.

O Museu do chocolate em Astorga: uma delícia de museu, instalado em um palacete, um dos muitos modernistas da cidade, mostra a didáticas da produção artesanal do chocolate e com várias surpresas e um perfume estonteante.
Museu do chocolate de Astorga Espanha
Museu do chocolate de Astorga Espanha
Astorga é uma cidade tranquila, final de tarde os senhores se reunindo na praça um clima muito agradável.

Astorga Espanha
 Astorga Espanha

Hasta...
Veja também:
 Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos. 

 Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.

ALHAMBRA, ESPANHA - Monte o seu roteiro com as melhores dicas para uma viagem viagem incrível

 Alhambra - Espanha - Um destino Incrível, veja as nossas dicas de viagem, monte o seu roteiro

A belíssima fortaleza é o Palácio de Alhambra, no sudoeste da Espanha. A última resistência árabe na Espanha, o belíssimo complexo foi a casa dos mouros muçulmanos que governaram a Espanha centenas de anos atrás.

O magnífico Palácio de Alhambra em Granada Espanha
O magnífico Palácio de Alhambra em Granada Espanha

Alhambra localiza-se na cidade e município de Granada, na província homônima, comunidade autônoma de Andaluzia na Espanha. Em posição dominante ao alto, numa elevação arborizada de um rico complexo palaciano e fortaleza, alcázar do monarca da dinastia Nasrida, e a corte do Reino de Granada.
O magnífico Palácio de Alhambra em Granada Espanha
 O magnífico Palácio de Alhambra em Granada Espanha
A Sala de las Dos Hermanas em Alhambra em Granada Espanha
A Sala de las Dos Hermanas em Alhambra em Granada Espanha


Mapa do Palácio Alhambra em Granada Espanha
Mapa do Palácio Alhambra em Granada Espanha

Seu interior é verdadeiramente belíssimo, repleto de obras muçulmanas. A decoração está no cume da arte islâmica da época. O Pátio del Mexuar, concluído em 1.365, era onde o sultão se reunia com seus ministros.

Pátio del Mexuar em Alhambra em Granada Espanha
Pátio del Mexuar em Alhambra em Granada Espanha

Como chegar em Alhambra

Não há voo do Brasil para Granada, que está um pouco mais distante das demais cidades normalmente visitadas na Espanha. 
Lembrando que não é necessário visto para a Europa, mas o seguro viagem é obrigatório.

Aeroporto de  Granada Espanha
Aeroporto de em Granada Espanha

Saímos de Barcelona, em um voo da Ibéria, voo de aproximadamente uma hora até Granada.Aeropuorto Frederico García Lorca, Granada, fica a 17 quilômetros de Granada, e até Alhambra são 27.7quilometros aproximadamente.
Chegando em Granada, terá que pegar o ônibus C 30 e C 32 para Alhambra.
Saindo de ônibus do aeroporto até o centro de Granada, a empresa ALSA leva aproximadamente 45 minutos. Você pode comprar o bilhete direto com motorista o valor é de 2,90 euros.

Taxi: a tarifa até a cidade pode ir de 25 euros a 35 euros, dependendo do dia e horário.
Se você ainda não tiver um chip para o celular é conveniente já providenciar no aeroporto (vão pedir seu passaporte).

Você também pode ir de trem para Granada; saindo de Madri ou Barcelona com o trem-bala. O melhor é o AVE, operado pela RENFE. O tempo aproximado é de 3 horas de Madri; e de Barcelona, 6 horas e 30 minutos. Eles são bem confortáveis. Procure chegar um tempo antes para comprar os bilhetes, pois eles não estão vendendo pela internet.

Saindo da estação de trem até o centro da cidade Granada de ônibus, precisa sair da estação pela avenida de Andaluces até a avenida de la Constitución, logo verá a direita o ponto LAC. 
Se for de taxi  eles ficam na saída esperando passageiros. 

Trem para Granada Espanha
Trem para Granada Espanha

Compra dos bilhetes

Os bilhetes para o Palácio de Alhambra tem que ser comprados com antecedência. É necessário marcar horário para a visita veja o site. A entrada é controlada, tem quantidade máxima de pessoas para entrar e são bem rígidos nesse controle.

Quando visitar Alhambra

A primavera (março a maio) europeia é a mais agradável para nós. Preferimos sempre o mês de maio, pois não tem tanta gente e é mais fresco. No verão (junho a agosto), se você prefere o calor, tudo está muito cheio, os ingressos se esgotam rapidamente e as hospedagens são mais caras. No outono (setembro a novembro), deve ser bastante agradável, as cores estão explodindo; a inconveniência é que chove um pouco mais e já é mais frio. No inverno (dezembro a fevereiro), é ideal para quem gosta de esquiar e de frio. Sierra Nevada está bem próximo ao Alhambra.
Chegamos no aeroporto alugamos um carro e seguimos para Alhambra onde ficamos hospedados.

Chegando em Alhambra de Carro. Veja na Rentcars.
:  
 

Onde ficar: 

Preferimos ficar hospedados próximos ao Alhambra, no Hotel Guadalupe, excelente custo/benefício, localização e serviço, bem em frente ao portão de entrada do palácio. Ou consulte o Booking, encontrará ótimas opções.

Hotel Guadalupe em Alhambra  Granada Espanha
Hotel Guadalupe em Alhambra  Granada Espanha

Onde comer

Pratos típicos de Alhambra: A influência árabe ficou só na arquitetura do lugar, a dica mesmo são as tapas e uma bela sangria, comemos no restaurante do hotel.

tapas em Alhambra  Granada Espanha
tapas em Alhambra  Granada Espanha

Saludos!! em Alhambra  Granada Espanha
Saludos!! em Alhambra  Granada Espanha

O que fazer

Fomos até lá por ele, e que espetáculo!! O Castelo de Alhambra uma combinação de espaço, luz, água e decoração caracterizam este sensual exemplar de arquitetura. Foi construído por Ismail I, Yusuf I e  Muhammad V, califas, quando a dinastia Nasrida dominou a região, de 1.238 a 1.492. Exibe elementos da arquitetura islâmica juntamente com estruturas cristãs do século XVI, com intervenções posteriores em edifícios e jardins, são fantásticos!

Palácio de  Alhambra  Granada Espanha
Palácio de  Alhambra  Granada Espanha

Juntamente com os vizinhos Generalife (uma vila que inclui extensos jardins e hortas) e o bairro do Albaicín, constitui o sítio inscrito na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. É impossível escrever aqui o que representa Alhambra. Sua história é riquíssima veja no site.

Na sala de Las Dos Hermanas, esse esplendoroso domo em forma de favo de mel é o exemplo máximo da arquitetura hispano-islâmica.

Las Dos Hermanas Palácio de  Alhambra  Granada Espanha
Las Dos Hermanas Palácio de  Alhambra  Granada Espanha

O Alhamba sofreu pilhagem e  abandono, incluindo uma exploração pelas tropas Napoleônicas, mas foi restaurado recentemente. Seu trabalho artesanal fascina!                                                                                                 
Palácio de  Alhambra vista para as montanhas  Granada Espanha
Palácio de  Alhambra vista para as montanhas  Granada Espanha

Alhambra faz parecer que suas colunas estão apoiadas no espelho d'água. O Pátio de Arryanes, essa piscina, entre sebes de murta e grandiosas arcadas, reflete a luz nas salas ao seu redor.                                             
Palácio de Arrayanes  Alhambra em Granada Espanha
Palácio de Arrayanes  Alhambra em Granada Espanha

Na sala de los Abencerrajes, nome da família nobre rival de Boabdil. Com esse teto esplendoroso...o padrão geométrico foi inspirado no teorema de Pitágoras. Segundo a lenda, ele mandou matar todos enquanto participavam de um banquete aqui. Cruel não??

Sala de los Abencerrajes em  Alhambra em Granada Espanha
Sala de los Abencerrajes em  Alhambra em Granada Espanha

Os palácios La Casa Real, Palácio de Camares são deslumbrantes, El pátio de los Leones com belíssimas arcadas sustentadas por um total de 124  colunas que rodeiam o pátio que é cheio de simbologia. Dizem ser o paraíso, e seus 12 leões de mármore no centro representam os 12 signos do zodíaco, sendo os guardiões simbólicos do poder do sultão; e na fonte dos leões chegam 4 canais, que correspondem aos pontos cardeais e os 4 rios do paraíso muçulmano: Eufrates, Nilo, Shiran e o Jihran.                                   

El Pátio de los Leones em  Alhambra em Granada Espanha
El Pátio de los Leones em  Alhambra em Granada Espanha

El Pátio de los Leones em  Alhambra em Granada Espanha
El Pátio de los Leones em  Alhambra em Granada Espanha

Generalife é como são chamados os jardins integrados, onde cada cantinho tem algo para encher os olhos.   
                                                                                                                                                     
Jardins Generalife em  Alhambra em Granada Espanha
Jardins Generalife em  Alhambra em Granada Espanha
                                                                                                                                                  
Para conhecer e desfrutar todos os detalhes, poderá reservar uma visita guiada à Alhambra e Palácios   Nasridas. O número de visitantes é limitado, por isso há necessidade de marcar com antecedência máxima possível.                                                                                                                                                      
Jardim das rosas em Alhambra em Granada Espanha
Jardim das rosas em Alhambra em Granada Espanha
                                                                                                                                 
Poderá também visitar Albaicín e Sacromonte.                                                                                          
Alhambra está localizado na rua Real de la Alhambra, s/n.                                                                        Valores: 14 adultos, 8 euros para crianças entre 12 e 15 anos, 9 euros para maiores de 65 anos e        menores de 12 anos gratuita a entrada.                                                                                                                       
Para os jardines, Generalife e Alcazaba, 7 euros adultos, e 6.50 euros cidadãos da UE e cartão jovem,    menores de 12 anos gratuita entrada.                                                                                                         
Horários: de 1 de abril a 14 de outubro todos os dias das 8:30hs às 20))hs. De 15 de outubro a 31 de    março, todos os dias das 8:30hs às 18:00hs. 
                                                                                               
Visita noturna: de 1 de abril a 14 de outubro, terças a sábados das 22:00hs as 23:30hs. De 15 de outubro a 31 de março, sextas e sábados 21:30hs às 22:00hs.                                                                                 
Este o Palácio del Partal, um pavilhão com um pórtico de uma torre foi tudo que restou desse palácio, o edifício mais antigo do Alhambra. Privilégio nosso que podemos estar aqui para apreciar este espetáculo de obra, onde somos gratos!
                           
Palácio del Partal em Alhambra em Granada Espanha
Palácio del Partal em Alhambra em Granada Espanha

Com certeza a visita foi inesquecível...as fotos não retratam a realidade!                                                  

Hasta el siguiente...                                                                                                                                        
Veja também:
 Vários destinos, de grandes centros turísticos a pequenos vilarejos. 

 Curiosidades, dicas dos idiomas e muito mais.