Turquia Curiosidades II | Dicas de viagem, maravilhas do mundo antigo, origem, história, Atatürk, moeda e mais

Curiosidades da Turquia II

Origem, história, moeda, Maravilhas do Mundo Antigo, Atatürk, costumes e mais
Pamukkale Turquia
Pamukkale, Turquia
- O nome da Turquia derivou de TÜRK, que significa “ser humano” ou “forte”, e mais o sufixo árabe IYE, que significa "proprietário".

- A estrela e a lua crescente na bandeira da Turquia representam o islamismo, religião praticada pela maioria da população turca, aproximadamente 99% entre praticantes e não. 


- A Turquia é o 6º país mais visitado do mundo, com 34 milhões de turistas por ano. Isso é quase 7 vezes mais do que o Brasil recebe.

- Istambul é a 10ª cidade mais visitada do mundo, com 11 milhões de turistas por ano, o dobro de todo o Brasil.

- A Turquia ainda tem a Antália (11ª), Muğla (54ª), Edirne (60ª) e Artvin (100ª) entre as 100 cidades mais visitadas do mundo. Para comparação, o Rio de Janeiro está com 92ª posição nesse ranking.


- Os turcos recebem muito bem. É como se a visita fosse um convidado de Deus.

- Por falar em Deus, não perca a oportunidade de visitar o monumento aos deuses no Monte Nemrut, cerca de 1 hora de voo à leste da Capadócia.

- Muitos nomes bíblicos, passaram pela Turquia. Maria, mãe de Jesus, teve sua última morada em Éfeso (hoje, ao lado de Selçuk); São Paulo Apóstolo nasceu no sul da Turquia, na cidade de Tarso, daí veio Paulo de Tarso; São Nicolau, o padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega, chamado de “São Nicolau de Mirra”, atual mito do “Papai Noel”, por lá viveu como bispo em Demre; e por fim, São Jorge, que nasceu na região da Capadócia.




- As sete igrejas citadas no livro bíblico, ficam na Turquia, são elas: Éfeso, Esmina, Filadélfia, Pérgamo, Tiara, Sardes e Laodicéia.

- Em Éfeso ficava outra das 7 Maravilhas do Mundo Antigo,  o templo de Ártemis, em Selçuk.

- Istambul é a única cidade do mundo com território em dois continentes: Ásia e Europa.

- A moeda da Turquia é a Lira Turca-TL.


- Na Turquia, em Bodrum, ficava o Mausoléu do rei persa Mausolo, em Hallicarnasso, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, hoje em ruínas abertas para visitação.


- Quando Abraão saiu da Mesopotânia a caminho da Palestina, viveu em Haran sul da Turquia.

- Se você estiver na Turquia no dia 10 de novembro às 9hs05, verá que quase toda a população turca pára, e faz um minuto de silêncio em memória do fundador da República Turca Mustafa Kamal Atatürk ( tudo pára literalmente, os relógios de museus estão parados às 9hs05).



- Atatürk, é um título e significa “pai dos turcos”, também é o nome de um dos principais aeroportos de Istambul.

- Um dos destinos preferidos dos brasileiros na Turquia é a Capadócia, especialmente pelos que gostam de aventuras.


Photo from chinesejourney2ukcn

- Na Turquia, os micro-ônibus (“domuş”), cobram os preços de acordo com o quanto você anda nele. O motorista é quem cobra, somente o trajeto andado.


- As mulheres na Turquia estão sempre com o corpo todo coberto, algumas de negro, com lenços na cabeça. Faz parte da sua religiosidade.


- A primeira moeda cunhada do mundo foi cunhada na Turquia, pela civilização Lídia.


- Istambul é a maior metrópole do mundo, por isso, muitos acham que ela é a capital da Turquia, mas Ancara que é a capital.

- Istambul, dizem, tem cerca de 3 mil mesquitas. De fato, a gente vê mesquita por onde quer que se ande.

- É permitida a visitação nas mesquitas, inclusive pode-se fotografar e filmar, porém, sempre há uma delimitação para os turistas, preservando áreas para os fiéis.

- Evite visitar mesquitas entre 12:30 e 15:00 e entre 16:30 e 17:15 em função das preces dos muçulmanos.

- Algumas mesquitas distribuem lenços para que as mulheres possam cobrir os cabelos ou as pernas (caso estejam vestindo saias ou shorts, inclusive homens com bermudas). É obrigatório e gratuito. Se preferir, leve o seu lenço. 

- Antes de entrar, é preciso tirar os sapatos (oferecem sacolinhas plásticas para os sapatos, que você pode levar consigo ou deixar em nichos próprios). Se preferir, há lugar para lavar os pés (obrigatório para os muçulmanos que vão orar).



- O Orkut é um site de relacionamento e foi criado por um turco, o engenheiro Orkut Buyukkokten.

- Dizem que o croissant surgiu em 1.683, e sua forma foi inspirada na lua da bandeira turca.

Não deixe de ver o Curiosidades da Turquia - Parte II.

Até a próxima! Görüşürüz!


Veja também         



 Como chegar, onde ficar, Mesquita Azul e mais

 Mesquita Santa Sofia, Palácio Topkapi e mais

 Grand Bazar, Hipódromo, Fonte Alemã, Mesquitas Pequena Sofia e Sokullu Mehmet Paşa e mais

 Yeni Camii, Bazar das Especiarias, Passeio de Barco no Estreito de Bósforo e mais

 Dança turca, Torre Galata, Mesquitas Rüstem Paşa e Süleymaniye, e mais

 Costumes, gastronomia, Grand Bazar, clima, dança turca, dados sobre o país e mais

Turquia curiosidades I | Dicas de viagem, costumes, gastronomia, clima, Grand Bazar, dança turca e mais

Curiosidades da Turquia I

Turquia, seus costumes, gastronomia, Grand Bazar, clima, dança turca, dados sobre o país e mais

Mesquita Azul em Istambul Turquia
Mesquita Azul em Istambul Turquia

- A tulipa é uma planta originária da Turquia, onde é conhecida por Tale. Ela se parece com um turbante, cuja tradução em latim é tulbend. Ela foi enviada para Europa pelos turcos.

- Em muitos lugares da Turquia, ainda há banheiros com os típicos vasos sanitários turcos, tipo fossa. Até em aeroportos a gente os encontra, como o caso do aeroporto de Çardak. Curiosamente estranho! Tem até uma canequinha para você jogar água depois do feito. Incrível!!!


Turquia - Turkey

- ...mas também encontramos o banheiro mais bacana que já vimos em viagens no restaurante do Sura Hotel, em Istambul. Note que as bicas das torneiras da pia eram bustos de cavalos.

Turquia - Turkey

- No interior da Turquia, é difícil achar alguém que fale outra língua além de turco. Então, não deixe de ver o post "Se Virando e Falando Turco".

- O verão na Turquia é tão quente como no Brasil, e no inverno é gelado e chuvoso.


Turquia - Turkey
- É comum na Turquia, amigos andarem de mão dadas e ou abraçados.

- Comum também na Turquia, os homens turcos se cumprimentarem com um beijo no rosto.
- Os turcos têm costume de tirarem os sapatos antes de entrarem em suas casas. Caso visite uma família turca...

- Na Turquia, nos dias atuais, o número de homens casados com várias mulheres é muito raro, porque não é bem visto pela população.


- ...mas como a Turquia é um país laico, um homem pode se casar até com quatro mulheres, pela religião islâmica.

- Os turcos são bastante supersticiosos na Turquia“Olho turco” (boncuk), ou olho grego, tem muito valor para os turcos, que acreditam afastar mau olhado e energia negativa.


Photo from wwwfond-ecran-imagecom


- Os pais penduram os olhinhos azuis em seus filhos. Dependendo das posses, chegam a ser de ouro.

- Os olhos que eles colocam nas portas são bem grandes, para proteção. São chamados “nazar boncuk”.

- Na Turquia, outra crença popular é, nunca comer peixe com iogurte. Acreditam que você pode se envenenar.

- Quando o noivo vai visitar a família da noiva pela primeira vez, costumam colocar sal no café do noivo. Se fizer cara feia, mostra que não está realmente interessado na noiva.

- Pulseiras, colares, moedas de ouro com laços vermelhos, são acessórios que as noivas usam no dia do casamento para dar sorte.

Turquia - Turkey

- Nunca mostre uma figa para um turco (tanto gesto com a mão, como o objeto), pois é considerado falta de respeito.

- O melhor lugar para se comprar lembrancinhas em Istambul é no Bazar de Especiarias.


- Em Istambul, o Grand Bazaar e nas lojas de rua, você encontrara varias  lojas, tapetes, joias, louças, sapatos, roupas, etc., mas, os vendedores são bastante persistentes.


- Horário comercial na Turquia é 9hs00 às 18hs00.

- Para quem tem restrição alimentar (lactose, glúten, condimentos, gorduras, etc), é possível se virar. Eles são bastantes atenciosos e preocupados, adaptam as receitas às suas necessidades.

- É raro consumir carne de porco na Turquia. Ela foi proibida pelo Alcorão.

- Muitos restaurantes expõem suas comidas, que são bem condimentadas, ficando mais fácil para escolha. Come-se muita fruta e doce.

- Os hábitos alimentares na Turquia são milenares. Receitas passam de mãe para filha, e eles não gostam de novas receitas.

- Há ótimos restaurantes na Turquia, tanto típicos, quanto internacionais.

- O pão pita turco (kubasili kasarli pide) é especial, grande, inflado, casca bem fininha, leve, sequinho, chega à sua mesa quentinho. Delicioso! Também tem os pães turcos com gergelim (simit), que servem nas ruas.

Turquia - Turkey
- Sis kebap, carne no espeto de pau (carne de boi, carneiro ou galinha) é um prato bem popular, com acompanhamentos a escolher.

- O dornen kebap, espeto que gira (parecido com o churrasco grego), está espalhado por toda Turquia. É delicioso, servido também de várias formas.

- Tem também o Adana kebap, um espeto de carne vermelha, com pimenta e páprika.

- Os  turcos adoram sopas, mesmo no verão. Também consomem uma sopa servida fria (cacik), iogurte, pepinos e ervas.

- O prato mais famoso na Turquia é o Poterry Kebap. Vem em um pote de cerâmica, um tipo de picadinho de carne com vegetais. Eles ascendem o fogo, de preferência na frente do restaurante, e o transformam em uma atração para os turistas. Fazem um ritual em que quebram o pote com um facão na frente do cliente, para depois servir.

Turquia - Turkey

- Na Turquia um dos campeões é o Meat balls, bolas de carne com ou sem queijo dentro, servido com legumes, cebolas e pão.

- Também outra boa pedida é o kubasili kasarli pide, o pão pita, carne, queijo e especiarias. Lembra uma pizza comprida.

- Costumam servir no café da manhã, pepinos, tomates e azeitonas. Uma torta (borek) recheada de legumes, carne queijo e vegetais. E Sucuk ou pastirna (salame turco).


- Para os brasileiros que não ficam sem feijão com arroz, dizem que se pode encontrar em restaurantes na região do Grand Bazaar, em Istambul. É só pedir “Köfte”.

- Tomar sorvete (“dondurma”) na Turquia é uma atração a parte. De consistência pegajosa (vem do leite da cabra), um show de estica e puxa, rouba a bola do sorvete servido, um fuá, uma espécie de jogo.


Turquia - Turkey

- Os doce turcos fazem sucesso. Baklava (folhado com nozes), arroz doce, pudim, musse de chocolate, asure (leite com cereais e legumes), pudim de frango (frango, leite arroz, açúcar e canela), então, e frutas.

- Os doces mais famosos são os de goma. Coloridos e de vários sabores, contudo parecem com o mesmo gosto. Vendidos a peso de ouro, lindos, e um tanto sem graça, não conseguimos comer.

Turquia - Turkey

- Os chás (Çay), na Turquia são maravilhosos, sabores frutados e o negro. Vem em pequenas taças típicas para chás, lindas. Nos restaurantes eles servem no final das refeições como cortesia.


Turquia - Turkey

- Beber nas ruas na Turquia é proibido, mas, vimos muitos turistas com latinhas nas ruas.

- Bebidas típicas alcoólicas na Turquia são: o raki (aguardente de anis) eles tomam com água, formando um líquido branco.

- E a cerveja mais famosa da Turquia é a EFES.

- As bebidas não alcoólicas da Turquia são: Ayran, água, iogurte e sal.

- Boza são sementes de grão de bico trituradas, canela e açúcar, que eles tomam durante o inverno. Encontram-se vendedores de boza pelas ruas.

- Sahlep é um pó de especiarias e água, que dizem ter um sabor único, com canela por cima. Também para ser saboreada no inverno, nos cafés, ou servidas com tortas e bolos.

Turquia - Turkey

- A Turquia tem um território com 783 mil km² (36º maior do mundo), menor que o estado do Mato Grosso e quase 11 vezes menor que o Brasil.

- A população turca soma cerca de 77,5 milhões de pessoas (18ª maior do mundo), 2,6 vezes menor que a do Brasil.

- Não deixe de assistir um show de dança turca. Há várias opções de casas de espetáculo. Estivemos no Hodjapasha em Istambul e valeu o show.

Turquia - Turkey
show no Odjapasha Istambul Turquia

Desfrute da Turquia! Um país lindo, com costumes bem diferentes dos nossos.
Vá e aproveite.

Até a próxima! Görüşürüz!

Veja também         



 Como chegar, onde ficar, Mesquita Azul e mais

 Mesquita Santa Sofia, Palácio Topkapi e mais

 Grand Bazar, Hipódromo, Fonte Alemã, Mesquitas Pequena Sofia e Sokullu Mehmet Paşa e mais

 Yeni Camii, Bazar das Especiarias, Passeio de Barco no Estreito de Bósforo e mais

 Dança turca, Torre Galata, Mesquitas Rüstem Paşa e Süleymaniye, e mais

 Curiosidades da Turquia, origem, história, moeda, Maravilhas do Mundo Antigo, Atatürk e mais



Kientzheim, França | Dicas de viagem, entre os melhores destinos de turismo, uma verdadeira pérola encravada na Alsácia

Kientzheim, Alsácia - França, um dos destinos mais lindos da Alsácia

A Alsácia, região da França na divisa com a Alemanha, esconde verdadeiras pérolas encravadas entre suas vinícolas. Uma delas é Kientzheim.


Alsácia - França
Kientzheim, Alsácia - França

Como chegar

Kientzheim fica a 463 km de Paris de carro, ou 1 hora de voo até Estrasburgo e depois mais 50 minutos de carro (70km), ou 2,5 horas de trem até Estrasburgo e mais os mesmos 50 minutos de carro.
Se for de carro, a viagem é tranquila e você irá passar por lugares lindos. Vale a pena.
Nós já viajamos muito pela França só com a CNH, porém um artigo de 21 de julho 2021, recomendam a CNH válida, acompanhada de uma tradução oficial em francês, OU acompanhada do PID (Permissão Internacional para Dirigir), providenciar na cidade de origem junto ao DETRAN. Veja o site. Consulte as opções no site da Rentcars.


Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver as opções para ir a Kientzheim
Celular: Compre um chip para o celular no local, ou antecipado pela TravelMobile

Onde Ficar

Nós não ficamos hospedados na cidade. Você pode encontrar as opções mais adequadas ao seu perfil no Booking.com.

O que fazer

A história deste pequeno vilarejo medieval remonta ao século VIII, sempre apoiada nas videiras que caracterizam a região.

Kientzheim - França
Videiras de Kientzheim
O vilarejo é todo cercado por muralhas, um verdadeiro feudo, e tem pouco mais de 700 habitantes. Se quiser saber mais, acesse Kientzheim.

Kientzheim - França
La Porte du Lalli, uma das portas de entrada e saída das muralhas de Kientzheim
Dada a beleza do lugar, hoje também é um ponto de atração turística, com boa estrutura, e proximidade de vários outros vilarejos tão encantadores quanto ela.
Você vai ver muito o nome Schwendi pelo vilarejo. Trata-se de Lazarus Schwendi, nobre que comprou as terras no século XVI.


Schwendi foi o senhor dessas terras no século XVI
Schwendi foi o senhor dessas terras no século XVI
A região sofreu muito com a Guerra dos Trinta Anos e com a II Guerra Mundial, mas sobreviveu, felizmente.
Em Kientzheim é possível desfrutar de todo o sossego do lugarejo com belas vistas, excelentes vinhos e uma comida típica realmente muito gostosa.

Onde Ficar

Nossa indicação é   Hotel Schwendi é o lugar ideal para hospedar na cidade e com um belo restaurante. 

Pracinha em frente ao Hotel Schwendi
Pracinha em frente ao Hotel Schwendi
Kientzheim - França
Detalhe da construção medieval
Belo prato do restaurante do Hôtel Schwendi
Belo prato do restaurante do Hôtel Schwendi

O que fazer

Visitar as vinícolas e degustar seus vinhos, o museu do vinho e passear de bicicleta pela região são as atrações de destaque. Acesse o site do Museu do Vinho de Kientzheim, e saiba mais detalhes.

Kientzheim - França
Detalhe do Museu do Vinho de Kienztheim
Kientzheim - França
 Museu do Vinho de Kientzheim

Kientzheim - França
Muralha de Kientzheim cercando o Museu do Vinho

Kientzheim - França
Detalhes do Museu do Vinho de Kientzheim
No todo, o clima romântico que caracteriza Kientzheim é um convite aos apaixonados.

Kientzheim - França
Namorar em Kientzheim é bom demais
A gente ficou encantado com a arquitetura medieval das casas e com o cuidado e zelo da população.

Kientzheim - França
Zelo total da população do vilarejo
Kientzheim - França
Tudo muito limpo e florido
Kientzheim - França
Detalhes da decoração permanente do vilarejo
São muitas flores em cada janela, em cada calçada, em cada praça do vilarejo. Um bálsamo para os olhos.

Kientzheim - França
Pracinha da prefeitura

Também há uma obra bem bonita, o Santo Sepulcro (do século XV) na igrejinha Chapelle Saints-Félix-et-Régule. Vale a passagem por lá.

Kientzheim - França
Chapelle Saints-Félix-et-Régule ao fundo
Kientzheim - França
Santo Sepulcro
Um costume na região é o passeio de bicicleta. Tudo muito pertinho e tranquilo. É a melhor maneira de conhecer os vilarejos da Alsácia, aproveitando cada centímetro dessa belíssima região. Se estiver fora de forma, alugue uma bike motorizada. Para ver as opções, acesse Freewheeling France, ou Alsace à Vélo.

Kientzheim - França
Alugue uma bike e explore a região

As opções de hospedagem em Kientzheim você pode encontrar em Booking.com.

Para visitar o vilarejo, de 3 a 4 horas são suficientes para conhecer. Mas se quiser desfrutar, aí fica a critério de cada um. E se quiser explorar a região, pelo menos 3 ou 4 dias de prazeres.

Kientzheim - França
Gostamos tanto de Kientzheim que a Clélia Cesário pintou o quadro para curtirmos a cena em casa.

Não perca esse passeio e bon voyage!!!

Veja também   

 Conhecendo o Mont Saint-Michel, um dos lugares mais visitados da França

 Château Villandry e seus exuberantes jardins

Grécia I | Dicas de viagem, história, mitologia e mais.

Curiosidades da Grécia I, costumes de um país

Localização, indicadores econômicos e sociais, história, religião e mitologia grega.

grecia
Grécia
  • A Grécia localiza-se ao sul da Europa e sua capital é Atenas;
Mapa da Grécia (em vermelho)
    • O litoral grego é pontilhado de ilhas. São aproximadamente 6.000 ilhas e ilhotas, mas, apenas 227 são habitadas;
    Photo of jorgostravelnetworkhu
    Ilha de Rhodes, Grécia
    • A população do país todo é praticamente a mesma da cidade de São Paulo, cerca de 11 milhões de habitantes;
    • A área da Grécia equivale a pouco menos da metade do estado de São Paulo, cerca de 130 mil km²;
    • Uma das mais importantes fontes de divisas da Grécia moderna é o turismo. Sozinho, ele é responsável por 15% do PIB do país;
    • A Grécia recebeu 15,5 milhões de turistas em 2013, 3 vezes mais do que o Brasil;
    • O PIB (Produto Interno Bruto), indicador da riqueza produzida pelo país, é de 255 bilhões de dólares, nove vezes menor que o PIB brasileiro;
    • Mas o PIB per capita (por pessoa) da Grécia é quase o dobro do brasileiro, com cerca de 21 mil dólares anuais;
    • O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Grécia é 0,853. Significa que a população do país tem um padrão de vida muito elevado. O IDH do Brasil é 0,744, ou seja, estamos atrás;
    • Conhecer a Grécia, foi incrível! Os gregos são: alegres, receptivos, educados e muito, muito simpáticos.
    • A Grécia é conhecida desde a antiguidade como Hellas, e o nome oficial do país é República Helênica;

    • Atenas (Athina, em grego) é a maior cidade da Grécia. O nome vem da deusa Atena, deusa da sabedoria, afinal, a Grécia é o berço de grandes filósofos;
    • A moeda na antiga Grécia era o Talento;
    • Antes da entrada da Grécia na Comunidade Européia e da adoção do Euro, a moeda em circulação no país era o Drakma;
    • A religião predominante na Grécia é a cristã ortodoxa;
    • A Grécia é um dos 15 países com maior número de locais considerados patrimônio mundiais pela Unesco;
    Athenas Grécia
    • Na Grécia, somente 28% das terras são próprias para agricultura, e cerca de 80% do território grego é montanhoso;
    • Cerca de 160 km ao norte de Atenas encontra-se Delphi, onde está o histórico Oráculo de Delfos, local de consulta aos Deuses;
    Photo of wwwthehistoryhubcom
    Oráculo de Delfos, Grécia
    • Sua montanha mais alta é o Monte Olimpo. Na Antiga Grécia, ele era considerado a "Morada dos Deuses";
    Monte Olímpico
    • Por falar em deuses, você vai encontrar uma infinidade de obras das divindades da mitologia grega. Para reconhecê-los, aí estão eles, os "Deuses Gregos":
    Nome GregoNome RomanoImagemFunções e atributos
    ZeusJupiterJupiter Smyrna Louvre Ma13.jpgRei dos deuses e governante do monte Olimpo, deus do céu e das tempestades. O filho mais novo dos titãs Cronos e Reia. Símbolos: o raio e a águia e as barbas.
    HeraJunoHera Campana Louvre Ma2283.jpgRainha dos deuses. Deusa do casamento e da maternidade. Símbolos: o pavão e a vaca. Filha de Cronos e Reia. Mulher e irmã de Zeus.
    PoseidonNetunoPoseidon sculpture Copenhagen 2005.jpgDeus dos mares, dos terramotos e dos cavalos. Símbolos: hipocampo e tridente. Filho de Cronos e Reia. Irmão de Zeus e Hades.
    DemeterCeresHera Barberini Pio-Clementino Inv254.jpgDeusa da agricultura, natureza e estações do ano. Símbolos: papoula e cereais. Filha de Cronos e Reia, irmã de Zeus.
    AtenaMinervaMattei Athena Louvre Ma530 n2.jpgDeusa virgem da sabedoria, ofícios e estratégia militar. Símbolos são a oliveira e o mocho. Filha de Zeus, de acordo com algumas tradições, com Métis.
    ApollonApolloApollo, lira, dan angsa.jpgDeus do Sol, da cura, da peste, das artes, profecia e do tiro com arco. Símbolos incluem a lira e o arco. Ártemis é sua irmã gémea. Filho de Zeus e de Leto.
    ArtemisDianaDiane de Versailles Leochares.jpgDeusa virgem da caça e da lua. Símbolos incluem o veado e o arco. Irmã gémea de Apolo, filha de Zeus e de Leto.
    AresMarteAres villa Hadriana.jpgDeus da guerra. Símbolos incluem o javali e a lança. Filho de Zeus e Hera.
    AfroditeVenusNAMA Aphrodite Syracuse.jpgDeusa do amor, da beleza e da sexualidade. Filha de Urano e Talassa. Símbolos: a pomba e o espelho.
    HefestusVulcanVulcan Coustou Louvre MR1814.jpgFerreiro dos deuses; deus do fogo e da metalurgia. Filho de Zeus e Hera ou, de acordo com algumas tradições, apenas de Hera."
    HermesMercuryHermes Ingenui Pio-Clementino Inv544.jpgMensageiro dos deuses; deus do comércio e dos ladrões. Símbolos incluem o caduceu e as botas com asas. Filho de Zeus e da ninfa Maia.
    HestiaVestaHestia - Wellesley College - DSC09634.JPGDeusa virgem do lar e da lareira. Símbolo: Lareira. Filha de Cronos e Reia, e irmã de Zeus.
    DionysusBacchusDionysos Louvre Ma87 n2.jpgDeus do vinho, das festas e do êxtase. O seu símbolo é a pantera e a videira. Filho de Zeus e da mortal Sémele.
    Nome GregoNome RomanoImagemFunções e atributos
    Hades (ou
    Pluto)
    Orcus (ou
    Dis Pater)
    Hades-et-Cerberus-III.jpgDeus dos mortos, dos infernos e das riquezas da Terra. Símbolos: Elmo da escuridão, um bidente, um crânio e monstro de 3 cabeças. Filho do titã Cronos e de Reia. Irmão de Zeus e Posidão.
    HeraclesHerculesHercules Farnese 3637104088 9c95d7fe3c b.jpgO maior herói dos mitos gregos
    PersephoneProserpinaAMI - Isis-Persephone.jpgDeusa da Primavera e rainha dos Infernos, filha de Deméter e esposa de Hades
    AsclepiusVejovisAsklepios - Epidauros.jpgDeus da medicina e da saúde
    ErosCupidoEros Farnese MAN Napoli 6353.jpgDeus grego do amor
    HebeJuventasCanova-Hebe 30 degree view.jpgDeusa da juventude, copeira dos deuses. Filha de Zeus e de Hera
    PanFaunus ou
    Silvanus
    PanandDaphnis.jpgDeus da natureza selvagem, dos pastores e dos animais


    • Aeolus – Rei dos ventos
    • Anfitrite – Raínha do mar, mãe de Triton e esposa de Poseidon.
    • Anemoi – Personaficação dos quatro ventos (Norte, Sul, Leste e Oeste).
    • Aura – Raínha da brisa e do ar fresco.
    • Bia – Personificação da força.
    • Deimos – Deus do terror, filho de Ares e irmão de Phobos.
    • Harmonia – Deusa da concórdia e da harmonia.
    • Helios – Personificação do sol.
    • Hypnos – Deus do sono.
    • Iris – Personificação do arco-íris.
    • Kratos – Personificação do poder.
    • Morpheus – Deus dos sonhos.
    • Nemesis – Deusa grega da retribuição e da vingança.
    • Nike – Deusa da vitória.
    • Nyx – Deusa da noite.
    • Paean – Physician of the gods.
    • Perseus – Filho de Zeus, o lendário fundador de Micenas e da dinastia perseida.
    • Phantasos - Deus dos sonhos surreais.
    • Phobos – Deus do medo.
    • Theseus – Primeiro herói de Atenas e matador do Minotauro.
    • Triton – Mensageiro dos mares.
    • Para quem gosta de história, também vale um passeio até Esparta, 220 km de Atenas, passando por Corinto;
    Photo of enwikipediaorg
    Homenagem a Leônidas, em Esparta - Grécia
    • Na Era Antiga, o imperador Teodósio I, que era cristão, proibiu a adoração aos deuses.


    Veja também Curiosidades da Grécia - Parte II, com muitas outras curiosidades.



            

     Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais

     Acrópoles, Museu da Acrópoles, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais

     Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenires e mais

     Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.