Atenas II - Grécia - para você fazer o seu roteiro com as nossas dicas de viagem
Atenas é uma viagem pela história e cultura de uma das maiores civilizações do mundo. Conheça a Acrópole, o Museu da Acrópole, o Templo de Zeus, o Stadium Panatinaikos, o Zappeion e mais.
Cariatides do Erecteion, no complexo da Acrópolede Atenas
Atenas tem muitos marcos históricos pela cidade, então, começamos o dia pela Acrópole de Atenas (incluso no ticket para os 7 monumentos).
Há dias gratuitos para visitação. São os primeiros domingos de novembro a março, o último final de semana de setembro, e mais os dias 6 de março, 18 de abril, 18 de maio, 5 de junho e 28 de outubro.
Outra situação de gratuidade é para menores de 18 anos que apresentem algum documento comprovante (identidade, passaporte etc.). Outras possibilidades podem ser vistas no site do Ministério da Cultura Grego (em inglês).
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post sobre Atenas - Grécia
É preciso estar preparado para dividir os espaços. É um dos lugares onde há mais turistas juntos por metro quadrado.
Subindo a Acrópole... onde está Wally? Prepare-se.
Realmente o ponto alto da cidade, em todos os sentidos, então, prepare-se para a subida, pois vale a pena.
Cuidado com o piso. É tudo mármore e em muitos pontos, bem liso. Mesmo sem chuva a gente vê muitas pessoas escorregando. Escolha um calçado adequado. E leve água também, pois o calor e a poeira pedem hidratação.
O complexo da Acrópole inclui o Parthenon, Erecteion, Propileu, Templo de Atena Nice, Ártemis Baurônia, Templo Romano de Augusto, Pedestal de Agripa e outros (vide a história e informações no site do Ministério da Cultura).
Propileu - face leste - construído entre 510 e 480 ac
Partenon - face leste - construído entre 447 e 438 ac
Anfiteatro de Herodes, Atenas
Erecteion - face oeste - construído entre 421 e 406 ac
Na saída da Acrópole, uma visita ao seu museu (5 euros). Nele, além de poder assistir ao filme contando a história dela ao longo do tempo, pode-se ver peças preservadas e recompostas de lá. Vale mesmo o ingresso. Lá também há um café (bom para descansar e curtir a vista) e uma lojinha interessante, embora não tenhamos visto nenhum livro em português.
Museu de Atenas Grécia
Onde comer em Plaká
Ao lado do museu fica a área de Plaká, bairro de Atenas. São incontáveis restaurantes, cafés e lojas de souvenirs e artigos gregos. Pesquise os preços, pois a variação é grande e a tentação também. No restaurante Arkadia, tiveram toda a atenção e prepararam um prato sem glúten, lactose, gordura e especiarias.
Restaurantes rua Makrigianni, ao lado do Museu da Acrópole
Rua Dionysiou Aeropagitou, no bairro de Plaká
Bem pertinho de tudo isso fica o Arco de Adriano (gratuito) e o Templo de Zeus (incluso no pacote dos 7 monumentos). A dica fica por conta da água, não esqueça de levar.
.
Arco de Adriano, Atenas - Grécia
Templo de Zeus, Atenas
Atrás do templo, seguindo pela mesma avenida, chega-se ao Stadium Panatinaikos, onde nosso Vanderlei Cordeiro de Lima recebeu sua medalha de bronze heróica nas Olimpíadas de Atenas.
Stadium Panatinaikos, Atenas
Pelo caminho bem em frente ao Stadium, chega-se ao Zappeion e seus jardins. É um prédio usado para eventos oficiais e também particulares. A beleza está nas colunas e nos jardins.
Prédio do Zappeion, Atenas - Grécia
Nos fundos dos jardins do Zappeion fica o prédio do Parlamento Grego, em frente à praça Syntagma. De hora em hora acontece a exótica troca da guarda (que não dura mais que 10 - 15 minutos).
Troca da guarda no Parlamento
Depois, uma pausa até o dia seguinte.
Αντίο!
Veja também
Como chegar, onde ficar, onde comer, Keramikos, Ágora Antiga, Monastiraki e mais
Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenires e mais
Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega
Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.
Atenas I, Grécia, Visite o sítio arqueológico de Keramikos, a Ágora Antiga, o Attalos, o Templo de Efestos, a praça Monastiraki e mais.
Uma das cidades mais antigas do mundo, conhecida como o lar da democracia. Atenas foi nomeada em homenagem à deusa Atena.
Acrópole, Atenas - Grécia
Atenas, capital e maior cidade da Grécia, berço de uma das mais importantes civilizações da história. Em território habitado há mais de 3400 anos, tem hoje uma população de cerca de 4 milhões de habitantes. Poderia escrever páginas e páginas contando sobre a cidade, mas não é esse o propósito do blog. Então, quem quiser saber mais, acesse o site oficial da cidade (em inglês e grego), ou Atenas.
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post sobre Atenas
Como chegar
Para chegar a Atenas, não temos voos diretos partindo do Brasil. Verifique as opções de voos no site da Submarino Viagens.
A chegada pelo Aeroporto Internacional de Atenas, já pela madrugada, nos obrigou a pré-agendar um serviço de táxi. Usamos a Athens Taxi City, que nos cobrou 50 euros pelo trajeto até o hotel. E recomendamos, pois chegamos às 3:00 da madrugada e eles estavam lá. Da mesma forma, na volta foram pontuais e profissionais. Mas também pode-se optar pelo Metrô, trem, ônibus expresso e ônibus urbano. No site do aeroporto há detalhes sobre as opções.
Aeroporto de Atenas, bem sinalizado, sempre com informações em grego e inglês
Onde ficar
Nossa opção de hospedagem em Atenas foi com base na localização, buscando andar pela cidade a pé. E realmente o Hotel Evripides permite que você circule por todos os pontos e atrações turísticas da cidade sem depender de transporte.
Roteiro e atrações
Começando propriamente a viagem por Atenas, a primeira parada é num dos vários cafés no centro. São como nossas padarias de São Paulo. Uma grande variedade de pães, massas folhadas sensacionais, e o melhor mesmo são os doces,
Depois, Keramikos. É um sítio arqueológico na base da montanha da Acrópole. É formado pela igreja de São Jorge e tumbas que remontam a 400 ac.
Lá é possível comprar, sem filas, o ticket com direito a 7 lugares de visitação (Keramikos, Acrópole, Ágora Antiga, Teatro de Dionísio, Templo de Zeus, Biblioteca de Adriano e Ágora Romana), com validade para 4 dias, por 12 euros.
Há dias gratuitos para visitação. São os primeiros domingos de novembro a março, o último final de semana de setembro, e mais os dias 6 de março, 18 de abril, 18 de maio, 5 de junho e 28 de outubro.
Outra situação de gratuidade é para menores de 18 anos que apresentem algum documento comprovante (identidade, passaporte etc.). Outras possibilidades podem ser vistas no site do Ministério da Cultura Grego (em inglês).
Vista geral de Keramikos
Um das peças do museu de Keramikos
O que comer
Uma parada para comer a famosa moussaka. Delícia! A base é uma cama de lâminas de batatas, depois uma camada de berinjela pré-assada no azeite, seguida de uma camada de um molho preparado com carne, tomate e cebola e no fim, um bechamel com queijo, tudo isso gratinado no forno. Não deixe de provar.
Em Atenas, não deixe de provar a deliciosa moussaka
Um dos mais tradicionais kebabs de Atenas é servido no Thanasis, ao lado da praça Monastiraki, onde também prepararam um prato sem lactose, temperos e gordura com muita disposição.
Thanasis Atena
Thanasis Atenas
Thanasis Atenas
E para quem tem restrição com lactose, temperos e gordura, prepararam opções com muito boa vontade, por exemplo, um prato de frango grelhado com salada.
Excelente atendimento do pessoal do Diavlos Thissio. E tudo num preço bem acessível (moussaka a 7 euros) com direito a sobremesa por conta da casa.
Caminhando pela redondeza, muitos restaurantes e lojas de souvenirs, até a Biblioteca de Adriano e a praça Monastiraki. Lugar bem agitado, inclusive à noite, com música ao vivo em muitos restaurantes e bares.
Souvenirs belíssimos em Atenas
Vista noturna da Acrópole
Então, até a próxima.
Αντίο!
Veja também
Acrópole, Museu da Acrópole, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais
Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenirs e mais
Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega
Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.
Dicas para explorar um dos maiores hubs aéreos do mundo.
Aeroporto de Heathrow, grande, bem sinalizado e com muitas opções para quem aguarda os vôos
Hoje começa nosso diário de viagem para o roteiro Grécia, Turquia, Hungria, Áustria e França.
Iniciamos com uma verdadeira jornada.
Como a viagem foi planejada com o uso de "milhas", nem sempre a gente consegue os melhores vôos. E foi exatamente o que aconteceu com nosso primeiro destino: Atenas - Grécia.
A viagem acabou incluindo duas escalas, uma no Rio de Janeiro - Galeão e outra em Londres - Heathrow, para só então seguir rumo a Atenas.
Uma viagem de cerca de 30 horas. Se por um lado, cansativa, por outro, tivemos a oportunidade de rever Londres.
Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver o Aeroporto de Heathrow e o acesso até o centro de Londres
O que encontrar no aeroporto de heathrow
E para quem curte compras no Duty Free, o aeroporto de Heathrow é simplesmente dos sonhos, um shopping center em cada terminal. E atenção ao detalhe: tem de tudo, de tudo mesmo. Até móveis! Ah, e água de coco também.
Loja Harrod's do aeroporto de Heathrow
Para quem gosta, lojas de whisky na terra-mãe da bebida
E com direito a degustação e tudo mais
Saudades do Brasil? Não tem problema, beba uma água de coco
Como um hub importante na aviação mundial, Heathrow oferece mais do que lojas e restaurantes.
Lá você tem Wi-Fi grátis (que funciona) e, caso precise, também terá computadores free à disposição para uso com controle de tempo para permitir acesso a todos.
Wi-Fi grátis e computadores free
Também encontrará áreas para descanso, com sofás que permitem uma boa soneca, e até playground para as crianças poderem brincar e quebrar o tédio das esperas para embarque. Tudo free.
Sofás para descanso em cantos tranquilos do aeroporto.
Playground com monitoras para as crianças se distraírem
Alguns lounges estão disponíveis no aeroporto para quem preferir pagar pelo sossego e descanso. Veja todos os serviços no site do aeroporto de Heathrow e faça sua escolha.
Mas se isso não for suficiente para você, além dos hotéis que ficam nas redondezas do aeroporto, também há opções dentro do próprio aeroporto, especialmente interessantes para quem não pode sair ou tem menos tempo para isso.
O Yotel fica no terminal 4 e é uma opção bem interessante. Acesse o site Yotel e verifique as opções, preços e reservas. Nele é possível períodos mais curtos, por exemplo, 3 horas. Aí você toma um banho e descansa, ou acessa a internet e trabalha, ou o que preferir.
O Sofitel está conectado ao terminal 5 (acesse o site Sofitel-Heathrow) e o Hilton está conectado ao terminal 4 (acesse o site Hilton-Heathrow).
aeroporto de Heathrow
vista externa do aeroporto de Heathrow
E para quem quiser, ou precisar, ir para Londres, há diversas opções que também podem ser vistas no site do aeroporto de Heathrow.
Transporte entre os terminais de Heathrow
Transporte executivo - ULTraPod Heathrow Airport
Trem direto para Londres - Heathrow Express - London-Paddington
Metrô para Londres
OK pessoal, se vão passar pelo aeroporto de Heathrow, então desfrutem!