terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Braga, Portugal | Santuário Bom Jesus do Monte, Sameiro e Falperra. Dicas de viagem

BRAGA – Portugal

Conhecendo sua principal atração turística, cartão postal da cidade, o Santuário do Bom Jesus do Monte e mais o Santuário de Sameiro e Falperra.

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal
Começamos nosso roteiro em Braga pelo cartão postal da cidade, esta maravilha que é o Santuário do Bom Jesus doMonte.



Clique em Mais opções para ampliar o mapa e ver em detalhes

Com suas famosas escadas, a igreja foi concluída em 1811, mas é uma tradição secular de peregrinação e fé desde o século XIV. Evocativo do caminho doloroso do calvário.
No início um Pórtico com duas capelinhas.
À esquerda, a Capela da Agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras. À direita, o Beijo de Judas.

Pórtico de entrada do Bom Jesus do Monte em Braga
A Fonte das Cinco Chagas de Jesus 
Ao longo da subida, a parte inferior íngreme representa a Via Crúsis, com capelas em todas as 14 estações da Paixão que culmina na crucificação de Cristo.
Depois, o Escadório dos Cinco Sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), cada uma com uma fonte, precedidas da fonte das Cinco Chagas, que traz a inscrição "Fontes de púrpura abriu então o ódio amargo; agora o amor transforma-os em cristais para ti”, simbolizando a água, a vida e a purificação do corpo e do espírito.


Seguindo a alegórica escadaria das Três Virtudes,  que representa a fé, a esperança e a caridade, com esculturas bíblicas mitológicas. Indescritível beleza.

A Escadaria das Três Virtudes: FÉ - ESPERANÇA - CARIDADE
Aqui a arte obtém um casamento perfeito com a natureza. Símbolo da ascensão, a transcendência para o divino. 
Contemplando o belíssimo chafariz das lágrimas.

Chafariz das Lágrimas
Contudo, a água e as imagens sagradas funcionam como possibilidades de purificação, com a inscrição de Fernandes (1988): "Apto a entrar no ponto culminante de todo o percurso: a Igreja, a Casa de Deus, só devem entrar os puros".

Ao término desse deleite, chega-se  a  uma esplanada de tirar o fôlego, vista maravilhosa e acesso à Igreja do Bom Jesus do Monte.

Igreja do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal
Na frente, oito estátuas lembram as pessoas que condenaram Jesus como Herodes e Pilatos, cercadas por jardins belíssimos e muito bem cuidados.


Chegamos com os sinos tocando uma música para lavar a alma e esquecer todo o cansaço da subida, que faz você viajar pela história e só agradecer!

Vista para cidade de Braga , desde o Bom Jesus do Monte
A Igreja do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, em Braga, é um dos primeiros edifícios em estilo Neoclássico do país. Suas obras iniciaram-se em junho de 1722, no século XVIII, tendo sido concluídas em 1811, a pedido do então arcebispo de Braga, Dom Gaspar de Bragança.
Em suas belas torres, com aproximadamente seis metros de altura, encontram-se as estátuas dos profetas Jeremias e Isaías, com inscrições em latim.

Igreja do Bom Jesus do Monte à noite, em Braga
A primeira referência ao Santuário do Bom Jesus do Monte data de 1.373, quando existia uma ermida no local, dedicada à Santa Cruz.
Seu interior é belíssimo e bastante sóbrio, com quatro capelas laterais, destacando-se no altar principal o "Calvário", de autoria de um escultor de Braga, todas em tamanhos naturais.

Altar da Igreja do Bom Jesus do Monte, Braga
Interior da Igreja do Bom Jesus do Monte, Braga
Segundo a crença, São Longuinho foi um dos soldados presentes na crucificação de Jesus Cristo, que depois se converteu e está representado por uma estátua no Santuário.

Estátua de São Longuinho no Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga
Você pode subir as escadarias ou poderá subir no funicular, instalado em 1882, atualmente o mais antigo do mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água. Parte a cada 30 minutos, das 8:00 às 20:00, bilhete a 1,20 euros para a subida e 2,00 euros ida/volta. Ou ainda a pé por trilhas naturais.

Funicular para Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal
A área do Santuário do Bom Jesus do Monte é bem grande, com vários lugares pitorescos, fontes, lagos, café e alguns hotéis.

Jardim envolvente da gruta no Santuário do Bom Jesus do Monte
Cerca de 4 km depois do Santuário do Bom Jesus do Monte, fica o de Nossa Senhora do Sameiro, ou Imaculada Conceição do Monte do Sameiro.
Esse belíssimo Santuário constitui um dos mais importantes e de maior devoção Mariana em Portugal, depois do Santuário de Fátima e do Santuário da Mãe Soberana. Foi erguido em 1863 em homenagem ao dogma da Imaculada Conceição e concluído no século XX.

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
Seu interior é belíssimo, seu altar principal todo em granito branco é o melhor exemplo do estilo rococó em Portugal, e nos transmite muita paz com a imagem de Nossa Senhora do Sameiro. Sua imagem tem uma belíssima e valiosa coroa em ouro maciço e brilhantes, oferecida em 1904 pelas mulheres de Portugal.

Belíssimo altar do Santuário do Sameiro
Todo primeiro domingo de julho há uma grande peregrinação, com partida da Catedral da Sé até o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.
Em seus jardins encontram-se belas estátuas de anjos esculpidas em mármore com asas em aço inox de São Miguel, São Gabriel e São Rafael de encher os olhos.
E não menos bela, há a estátua de Jesus Cristo rezando no Monte das Oliveiras.
O Santuário do Sameiro respira entre ares de graça e acolhimento, propiciando ainda uma panorâmica deslumbrante.

Vista aérea do Santuário do Sameiro
Seguindo mais uns 7 km adiante, chega-se ao Santuário de Falperra. Construído no século XVIII, completa o trio religioso do Monte do Bom Jesus.

Santuário de Falperra - Braga
Fotos das capelas no interior de Falperra - Braga
Próximo ao Santuário do Bom Jesus do Monte fica a nossa sugestão de restaurante em Braga é O Pórtico, comida e atendimento excelentes, num ambiente muito gostoso.

Ao lado do pórtico do Santuário, o Restaurante O Pórtico, excelente opção gastronômica
Salão aconchegante
Bacalhau ao Pórtico
Cabrito Assado, prato típico de Braga


Arroz de Mariscos
No próximo post Braga III, faremos um tour pela cidade, não deixe de conferir.

Até logo!!!

Veja também      

 Como chegar, onde ficar e o que fazer.

 Conhecendo a cidade e suas principais atrações turísticas