domingo, 19 de fevereiro de 2017

Braga I

BRAGA – Portugal

A principal cidade do Minho. Como chegar, onde ficar, o que visitar.

Braga - Portugal
“O Minho! Jardim de Portugal”, tem Braga, uma cidade com mais de 180 mil habitantes, pitoresca, um povo hospitaleiro e muito alegre. É a terceira cidade em extensão de Portugal, após Lisboa e Porto.

Vales verdejantes em Braga 
Ao norte de Portugal, situada no coração do Minho, entre o Rio Douro e o Rio Minho, está Braga. Com nascentes em suas serras, florestas, grandes planícies, leiras aos grandes vales e campos verdejantes. Terras construídas pela natureza e moldadas pelo homem.

Como chegar
Chegamos de carro, vindo do Porto pela A3, aproximadamente 55 km de viagem até o centro de Braga.

Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque


Se preferir sair do Porto de ônibus, terá que ir até o aeroporto com o GET BUS (acesse o site).
De lá, sai um ônibus que vai direto para Braga.
O tempo de viagem é aproximadamente de 40 minutos, podendo levar até uma hora.

Se optar pelo trem, no aeroporto Francisco de Sá Carneiro, você terá que pegar a linha “E violeta” do metrô, e seguir da estação de Comboio para estação de Campanhã  (o valor do bilhete é aproximadamente dois  euros). De Campanhã saem vários trens para Braga. O valor aproximado do bilhete é de 7,60 euros (os trens rápidos são mais caros). Os bilhetes são adquiridos em máquinas automáticas na estação de Campanhã, ou on line pelo site Rail Europe.
Você poderá também ir de táxi. O valor aproximado da viagem é de 60 euros, com taxa de bagagem.

Partindo de Lisboa para Braga o trajeto é maior.
Se sua opção for de carro, segue pela A1, seguindo as placas, depois pela  A3 e um pequeno trecho na A11, direto até Braga. O trajeto é de aproximadamente 360 km.
Uma ótima opção é ir de trem para Braga.O bilhete pode ser comprado on line pelo site da Rail Europe.
Na estação Oriente, tome o trem rápido Braga. São de 5 a mais opções, depende do dia, com duração entre 3 e 5 horas de viagem, conforme as paradas. Os preços variam entre 30 e 50 euros aproximadamente.

É belo o entardecer em Braga
No período da Roma Antiga, entre 27 a.C. e 14 d.C., a cidade se tornaria a capital da província da Galécia, quando foi fundada em 16 a.C., como Bracara Augusta, em homenagem ao imperador romano Augusto. É a cidade mais antiga de Portugal (com mais de 2000 anos). 
Braga foi distinguida em 2012 com a Capital Europeia da Juventude.

A belíssima cidade de Braga, já foi condecorada com vários títulos:
  • “Cidade Barroca” durante século XVIII, transformada no Ex-líbris do Barroco em Portugal;
O belo estilo barroco em Braga
  • “Cidade Portuguesa”, século XVI,  desenhada com enorme densidade de praças, e inúmeras igrejas por km². É, ainda,  considerada com o maior centro de estudos religiosos em Portugal. É a cidade cristã mais antiga do mundo;
  • “Cidade dos Arcebispos”, durante séculos, o seu Arcebispo foi o mais importante na Península Ibérica;
  • “Cidade Romana”, que nos tempos romanos, era a maior cidade do território, onde seria Portugal, e Bracara Augusta figurava entre as grandes e importantes cidades do Império Romano. Há até uma festa anual que faz referência a essa parte da história;
Festas tipicas em Braga - Portugal
  • "Capital do Minho” ou “Coração do Minho”, Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho um pouco de Braga, por estar localizada no centro desta província;
  • “Cidade dos Três Sacro-Montes”, são santuários da cidade numa cadeia montanhosa: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).
Santuário do Bom Jesus do Monte
Sameiro
Falperra
Braga conta com uma história belíssima e muito rica, de celtas, romanos, mouros, reis e rainhas, envolvendo grandes conflitos, invasões e lutas.

Braga também tem um artesanato rico, como as Velas Votivas de Braga, bordados em linho, louças coloridas típicas; e na música, as suas violas, cavaquinhos e guitarras (nomeadamente a viola Braguesa).

  

A gastronomia em Braga é riquíssima. O peixe é o prato favorito do lugar, e sem contar com o excelente bacalhau, em suas inúmeras receitas famosas, regadas no mais delicioso azeite português, e para acompanhar o delicioso vinho verde.

O típico Bacalhau de Braga
Seus doces maravilhosos. Entre muitos outros, fazem de Braga uma cidade de sabores.

Sobremesa típica de Braga - Pudim de ovos com toucinho
Durante o ano todo, os bracarenses com suas tradições festivas, iluminam a cidade e a tornando mais alegre.

Festa típica de Braga, Portugal
Onde ficar
Ótima escolha, hospedamo-nos no Grande Hotel – Bom Jesus. O ponto alto é sua localização, ao lado da principal atração da cidade e a apenas 4 km do centro. Atendimento excelente, nota 1000.

Grande Hotel é uma excelente opção de hospedagem
O café da manhã foi servido mais cedo, e uma brasileira que trabalha no hotel fez receitas típicas gostosas especialmente para nós. Um atendimento incrível.

Vista do quarto... a foto não consegue reproduzir toda a beleza do cenário


Ficaríamos lá novamente fácil, fácil!!! Um lugar bucólico em Bom Jesus do Monte, ao lado do santuário mais espetacular de Portugal, com uma vista incrível.


Bem, depois de chegar e se instalar, é hora de conhecer os destaques da cidade.
Não deixe de seguir o post Braga II e visite o cartão postal de Braga.

Até logo!!!

Veja também      

 Conhecendo o Santuário do Bom Jesus do Monte

 Conhecendo a cidade e suas principais atrações turísticas