Florença, Itália | Basílica de San Lorenzo, Capela de Médici. Dicas de viagem

  
English
Español

Basílica de San Lorenzo e Capela de Médici, Florença - Itália

Explorando a Basílica de San Lorenzo e a Capela de Médici em Florença

Foto de enwikipediaorg
Vista da Basílica de San Lorenzo e da Capela de Médici - Florença, Itália

O conjunto formado pela Basílica de San Lorenzo e a Capela de Médici está localizado na Piazza di Madonna Degli Aldobrandini, em Florença.



Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post

A Basílica de San Lorenzo foi uma igreja paroquial da família Médici, família tradicional e líder na região da Toscana, da qual saíram nada menos que quatro papas da igreja católica, Papa Leão X, Papa Clemente VII, Papa Pio IV e Papa Leão XI.

Seu estilo Clássico Renascentista data de 1.419, e foi concebido por Filippo Brunelleschi. A sua conclusão ocorreu em 1.460 por Antonio Manetti, que respeitou fielmente o projeto original.

Photo from enwikipediaorg
Basílica de San Lorenzo, com a estátua de Giovanni dalle Bande Nere, pai do granduca Cosimo I de' Medici.  

Seu imenso domo, ou cúpula, com design de Bernardo Buontalonti, foi baseado em modelos de Alessandro Pieroni e Matteo Nigetti, lembrando o do Duomo (Cattedrale di Santa Maria del Fiore).

Photo from wwwstudybluecom
Vista externa da cúpula
Photo of Chorkuppel_San_Lorenzo_Florenz wiki
Vista interna da cúpula
Um século depois, Michelangelo apresentou novos projetos para a fachada, que nunca foi terminada por ele. Seu interior sóbrio, apresenta a planta baixa em forma de uma Cruz Latina.

Michelangelo também projetou a Biblioteca e sua bela escadaria, o luxuoso Mausoléu dos Médici, a Cappella dei Principi. No altar-mor fica um crucifixo de mármore de Baccio da Montelupo

Photo from wwwwgahu
Interior da Cappella dei Principi
Vista externa da Cappella dei Principi
Um lindo jardim de formas geométricas, conhecido como Jardim do Claustro, possui romãzeiras e laranjeiras, na mais perfeita harmonia.

Dentre tantas belíssimas obras se destacam, na nave central, o belíssimo Púlpito de Donatello, em bronze, Dor e Paixão de Cristo e a Glória da Ressurreição.

Photo from itwikipediaorg
Púlpito de Donatello
Na nave dianteira, sobre o segundo altar, podemos admirar os Esponsais de Maria do pintor Rosso Fiorentino, de 1523, e ao fundo, um tabernáculo de mármore esculpido por Desiderio da Settignano.

Para visitar a Capela, é preciso dar a volta por fora da Basílica e entrar pelos fundos. O bilhete é outro. As Capelas são divididas em três áreas distintas.
Atrás do saguão de entrada, fica a Cripta destinada aos túmulos dos membros menos conhecidos da família Médici; desse ponto, você encontra uma escada que leva à Capela Dei Principi, o grande Mausoléu Médices, de forma octogonal.
A família Médici gastou fortunas em seus ornamentos, toda decorada com pedras semipreciosas. Poucos lugares de Florença apresentam decoração tão luxuosa e bela.


Daí um corredor leva à Nova Sacristia, com três esculturas belíssimas, todas esculpidas por Michelangelo, entre 1.520 e 1.534. E elas ficam ao redor da sala.
A decoração de Donatello para a Antiga Sacristia contrasta com o desenho da Nova Sacristia de Michelangelo, um verdadeiro deleite.

Sacristia Nova, túmulo de Juliano di Medici, de Michelangelo
O horário de visita é das 10:00 às 17:30 todos os dias. Nos feriados e domingos, abre das 13:30 às 17:30, de março a outubro. De novembro a fevereiro, é fechada todos os domingos.
Os preços das entradas são:
€ 5,00 para a Basílica
€ 7,00 para a Basílica e Biblioteca Medicea Laurenziana

Se quiser mais informações ou comprar os ingressos, acesse o site oficial da Opera Medicea Laurenziana, ou da Cappelle Medicee.

Photo of DJORDJE

Quando estiver em Florença, não deixe de visitar a bela Basílica de San Lorenzo e apreciar as obras que ela oferece, lembrando que nas igrejas da Itália não é permitido, bermudas, roupas decotadas e transparentes.
Ciao!!!

Veja também      

 Contando um pouco da cidade, como chegar, onde ficar e como explorá-la.

 Catedral Santa Maria del Fiore, explorando esse magnífico símbolo renascentista italiano. 

 Piazza della Signoria, Palazzo Vecchio, Loggia dei Lanzi e Galleria degli Ufizzi.

   Explorando a belíssima região toscana

   Visitando a belíssima cidade medieval


Nenhum comentário:

Postar um comentário