domingo, 4 de outubro de 2015

Valle Nevado, Chile | Dicas de viagem, entre os melhores destinos de turismo, encante-se com o resort de inverno na Cordilheira dos Andes

Valle Nevado, Chile

Fique por dentro deste incrível resort de inverno, para quem gosta de esquiar, ou quer aprender, degustando um bom vinho chileno e apreciando a bela paisagem.

Santiago - Chile
Valle Nevado, Chile
Valle Nevado é um centro de esqui a 46 km de Santiago do Chile, na Cordilheira dos Andes. Para quem gosta de neve e esportes de inverno, é o lugar mais próximo do Brasil.

Para chegar lá, pode-se ir de carro, ou moto (vimos muitos aventureiros brasileiros de moto por lá). São 3.323 km de São Paulo (trajeto com balsa), cerca de 40 horas de viagem, ou 3.343 km (trajeto sem balsa), nas mesmas 40 horas de viagem.

No inverno, é preciso informar-se sobre a condição climática, pois não é raro o fechamento da estrada na região da Cordilheira dos Andes por causa de nevascas.
Para saber mais detalhes, acesse o site de fronteiras do governo chileno.


Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver melhor a localização e as rotas

De ônibus, são cerca de 56 horas de viagem. As empresas que fazem o trajeto são a Crucero del Norte e a Pluma, e clicando nos links você poderá ver horários, preços e mais detalhes.

De avião, voe para Santiago do Chile (cerca de 4 horas), podendo escolher entre a TAMLANGOL em voos diretos partindo do Brasil, ou voos com escala no Brasil e seguindo para Santiago. Neste último caso, pesquisando bem você pode encontrar uma pechincha.

E de lá de Santiago, poderá pegar o transfer até o Valle Nevado. Há um serviço de transfer de helicóptero e um serviço de van do resort (veja mais detalhes clicando nos links). Também pode alugar um carro e seguir até o Valle Nevado.

Santiago - Chile
Trecho inicial da estrada Camino a Farellones, que dá acesso ao resort Valle Nevado, vale a parada para fotos
A gente foi de carro, e as emoções variaram. Adorei dirigir naquela estrada, mas as mulheres ficaram com medo dos precipícios e das curvas. Dependendo das condições climáticas no dia da viagem, talvez seja preciso usar correntes nos pneus para dirigir na neve.


Santiago - Chile
Curvas em formato de ferradura e precipícios dão um toque emocionante à viagem. 
Santigo - Chile
Muitas áreas de recuo para parar e curtir as paisagens no Camino a Valle Nevado
Valle Nevado é considerado o maior centro de esportes de inverno do hemisfério sul e, certamente, o mais próximo do Brasil.
Trata-se de um resort construído por franceses com o propósito de alcançar os padrões europeus nesse segmento. Eles oferecem todos os recursos, com pistas de esqui para diferentes níveis de habilidade, iniciante (10%), intermediário (36%), avançado (33%) e perito (21%).

Santiago - Chile
Mapa das pistas de esqui do Valle Nevado
Há também 3 hotéis e 6 conjuntos de apartamentos de classes e valores distintos, além de restaurantes, pubs, bares, lojas etc.  Há apartamentos mobiliados para até 8 pessoas. Para saber mais detalhes e reservas, acesse Valle Nevado.

Santiago - Chile
Vista do complexo do resort Valle Nevado, com hotéis e prédios de apartamentos
Santiago - Chile
Vista do Hotel Puerta del Sol, ao meio-dia e nevando
Santiago - Chile
Quarto do Hotel Puerta del Sol
Se você gosta de esquiar ou gostaria da aprender, é um lugar bem legal. A temporada vai de junho até outubro e as aulas de esqui atendem a 4 níveis de habilidade, sendo disponíveis em grupo ou particulares. Verifique os preços atualizados no site oficial do resort.

Santiago - Chile
Para quem já é um praticante experiente
Santiago - Chile
Para os iniciantes, ensinando já a partir de como prender o esqui
Valle Nevado - Chile
Aulas particulares também estão disponíveis
E você não precisa ter as roupas e equipamentos, pois pode alugar tudo no local. Quando fizer a opção de aula, alugue já os apetrechos, prove-os para adequar o tamanho e mãos à obra. Divirta-se!

Santiago - Chile
Locação de roupas e equipamentos
Depois do esqui dá uma fome, não é? Pois bem, são muitas as opções para você cuidar disso, desde salgados e doces, lanches e pratos mais elaborados, para o tamanho do seu apetite e do seu bolso.

Santiago - Chile
Um dos restaurantes do resort
Santiago - Chile
Uma das lanchonetes do resort
A gente curtiu bastante o passeio. Para quem quiser só conhecer o lugar, talvez esquiar um pouco, ou almoçar, dá para fazer um esquema bate-e-volta de Santiago, mesmo de van, saindo cedo e voltando no final do dia.

Mas se curte muito esquiar, programe uma estadia mais longa, a gosto de cada um. Mesmo para os acompanhantes que não sejam fãs de esqui, é possível ter uma estada agradável, com opções de spas, piscina aquecida, lojas, restaurantes, paisagens encantadoras etc.
Quem não gostaria de passar uma noite com um saboroso salmão, ou um ravioli recheado com carne de cordeiro ao molho de vinho, claro, tudo isso regado aos vinhos chilenos?
Bom demais!

Santiago - Chile
Essa história não acabou, qualquer dia a gente volta...
¡Hasta luego!

Veja também