Atenas I Grécia | Dicas de viagem, entre os melhores destinos de turismo. Como chegar, onde ficar, o que comer, Keramikos, Ágora Antiga, Attalos, Templo de Efestos, Monastiraki e mais

Atenas I, Grécia, Visite o sítio arqueológico de Keramikos, a Ágora Antiga, o Attalos, o Templo de Efestos, a praça Monastiraki e mais.

Uma das cidades mais antigas do mundo, conhecida como o lar da democracia. Atenas foi nomeada em homenagem à deusa Atena.
Atenas - Grécia
Acrópole, Atenas - Grécia
Atenas, capital e maior cidade da Grécia, berço de uma das mais importantes civilizações da história. Em território habitado há mais de 3400 anos, tem hoje uma população de cerca de 4 milhões de habitantes. Poderia escrever páginas e páginas contando sobre a cidade, mas não é esse o propósito do blog. Então, quem quiser saber mais, acesse o site oficial da cidade (em inglês e grego), ou Atenas.


Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post sobre Atenas

Como chegar

Para chegar a Atenas, não temos voos diretos partindo do Brasil. Verifique as opções de voos no site da Submarino Viagens.

A chegada pelo Aeroporto Internacional de Atenas, já pela madrugada, nos obrigou a pré-agendar um serviço de táxi. Usamos a Athens Taxi City, que nos cobrou 50 euros pelo trajeto até o hotel. E recomendamos, pois chegamos às 3:00 da madrugada e eles estavam lá. Da mesma forma, na volta foram pontuais e profissionais. Mas também pode-se optar pelo Metrô, trem, ônibus expresso e ônibus urbano. No site do aeroporto há detalhes sobre as opções.

Atenas - Grécia
Aeroporto de Atenas, bem sinalizado, sempre com informações em grego e inglês

Onde ficar

Nossa opção de hospedagem em Atenas foi com base na localização, buscando andar pela cidade a pé. E realmente o Hotel Evripides permite que você circule por todos os pontos e atrações turísticas da cidade sem depender de transporte.

Roteiro e atrações

Começando propriamente a viagem por Atenas, a primeira parada é num dos vários cafés no centro. São como nossas padarias de São Paulo. Uma grande variedade de pães, massas folhadas sensacionais, e o melhor mesmo são os doces,
Depois, Keramikos. É um sítio arqueológico na base da montanha da Acrópole. É formado pela igreja de São Jorge e tumbas que remontam a 400 ac.
Lá é possível comprar, sem filas, o ticket com direito a 7 lugares de visitação (Keramikos, Acrópole, Ágora Antiga, Teatro de Dionísio, Templo de Zeus, Biblioteca de Adriano e Ágora Romana), com validade para 4 dias, por 12 euros.
Há dias gratuitos para visitação. São os primeiros domingos de novembro a março, o último final de semana de setembro, e mais os dias 6 de março, 18 de abril, 18 de maio, 5 de junho e 28 de outubro.
Outra situação de gratuidade é para menores de 18 anos que apresentem algum documento comprovante (identidade, passaporte etc.). Outras possibilidades podem ser vistas no site do Ministério da Cultura Grego (em inglês).


Atenas - Grécia
Vista geral de Keramikos
Atenas - Grécia
Um das peças do museu de Keramikos

O que comer

Uma parada para comer a famosa moussaka. Delícia! A base é uma cama de lâminas de batatas, depois uma camada de  berinjela pré-assada no azeite, seguida de uma camada de um molho preparado com carne, tomate e cebola e no fim, um bechamel com queijo, tudo isso gratinado no forno. Não deixe de provar.

Atenas - Grécia
Em Atenas, não deixe de provar a deliciosa moussaka
Um dos mais tradicionais kebabs de Atenas é servido no Thanasis, ao lado da praça Monastiraki, onde também prepararam um prato sem lactose, temperos e gordura com muita disposição.


Thanasis Atena

Thanasis Atenas

Thanasis Atenas

E para quem tem restrição com lactose, temperos e gordura, prepararam opções com muito boa vontade, por exemplo, um prato de frango grelhado com salada.
Excelente atendimento do pessoal do Diavlos Thissio. E tudo num preço bem acessível (moussaka a 7 euros) com direito a sobremesa por conta da casa.

O que fazer

Ao lado está a área da Ágora Antiga. Difícil escolher as fotos do Templo de Efestos, da Igreja dos Apóstolos, do Attalos e da área em geral.

Atenas - Grécia
Templo de Efestos, Atenas

Atenas - Grécia
Igreja dos Santos Apóstolos
Athens, Greece
Detalhe na Igreja dos Santos Apóstolos
Atenas - Grécia
Área externa do Museu de Attalos
Caminhando pela redondeza, muitos restaurantes e lojas de souvenirs, até a Biblioteca de Adriano e a praça Monastiraki. Lugar bem agitado, inclusive à noite, com música ao vivo em muitos restaurantes e bares.

Atenas - Grécia
Souvenirs belíssimos em Atenas







Atenas - Grécia
Vista noturna da Acrópole
Então, até a próxima.

Αντίο!

Veja também         

 Acrópole, Museu da Acrópole, Plaka, Templo de Zeus, Panatinaikos Stadium, Parlamento e mais

 Praia de Kalamaki, Monastiraki, Plaka, Souvenirs e mais

 Dicas, localização, indicadores, história, religião e mitologia grega

 Jogos Olímpicos, ilhas gregas, quando viajar, o que evitar, o azeite, gastronomia, o que e onde comprar e mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário